domingo, 7 de junho de 2009

Caminhando em meio às sensações



Caminhar pelas ruelas de Habana Vieja, é um dos prazeres que atacam todos os sentidos. Um exercício de ótimos resultados físicos e mentais. À medida que as inúmeras habitações antigas, bares, restaurantes, hotéis vão aparecendo, as músicas vão surgindo, logo substituídas por outras e mais outras. Os odores de charutos espalham-se pelo ar. Transeuntes das mais diversas nacionalidades misturam-se com cubanos atarefados em seu cotidiano.


Músicos tocando La Negra Tomasa.

Os turistas, aos montes, passeiam com câmeras penduradas no pescoço. Estas, das mais variadas. Desde singelas digitais compactas até poderosas e robustas Nikon D3X. Em uma de minhas pausas para descanso, fui supreendido por uma turista de língua inglesa, que subitamente, caminhou em minha direção e disse:

- Nikon brothers! - batendo o punho em direção ao meu.

Demorei alguns segundos para assimilar seu gesto em meio a TMI (too much information) e responder com simpatia. Primeiro pelo fato de que nunca havia sido abordado desta maneira. Segundo, que estou acostumado a pronunciar Nikon. E não Naikon, como a turista se referiu a câmera. Entendi num primeiro momento, que ela se referia ao tenis Nike que utilizava. Depois, com ajuda de minha esposa, caiu a ficha.

Mas em meio a esta profusão de emoções, algo saltava aos olhos. Ruas absolutamente limpas e seguras. Coisa rara de se ver em países da América Latina. Se decidir ir a Havana, vá em paz com seu equipamento que ninguém vai lhe molestar. Afinal, passear em uma cidade onde os turistas caminham livremente com seus equipamentos de alto custo, parecia ser privilégio europeu. Mas não se descuide.

O que já publicamos sobre a viagem a Cuba

5 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Doutor, simplesmente sensacional!
Entregue meus cumprimentos à doutora.
Abs.

blog do bacana-marcelo marques disse...

Cara, já comprei meu pacote, vou até Cuba antes do ano terminar. To lendo tudo que escreve por lá, táótimo.
abraços

Carlos Barretto  disse...

Cuba dá uma matéria e tanto pro seu programa, Marcelo. Vá sem medo. Vc já leu os outros posts?

Abs

blog do bacana-marcelo marques disse...

Lí todos, adorei e estou acompanhando. Vou gravar sim, e o Paramátambém, na mesma rota.
Tenho o Bacano Tur todo sábado as 7:30 onde coloco estas matérias, passeio e trabalho - rs

Carlos Barretto  disse...

É o emprego do meus sonhos.
Rssssss

Abs