quinta-feira, 18 de junho de 2009

Personagens que você vai encontrar em Havana

Andando pelas ruas de Habana Vieja, você com absoluta certeza, vai topar com eles. Veja agora os principais personagens que fazem a alegria das calles, prestam serviços à população e aos turistas ou simplesmente, fazem parte da rotina da cidade.

1. Músicos

Estes, sem a menor sombra de dúvida, são os verdadeiros reis da cidade. São os responsáveis pela vibrante animação que podemos sentir em todos os recantos daquele bairro.


Sentados nas calçadas...(Imagem: Carlos Barretto)


...em bares, restaurantes, ...(Imagem: Carlos Barretto)


...praças, cercados de turistas...(Imagem: Carlos Barretto)


...na amurada do Malecón...(Imagem: Carlos Barretto)


...ou andando livremente...(Imagem: Carlos Barretto)


...entre as centenas de passantes em ruas estreitas...(Imagem: Carlos Barretto)


...e com sorte, no Teatro Karl Marx.(Imagem: Carlos Barretto)


2. "Modelos fotográficos".

Andando com roupas no mínimo extravagantes, algumas muito coloridas, mostrando uma barba "matusalênica" ou meramente portando um enorme charuto - tão grande que é difícil de acreditar que seja utilizado no cotidiano - nem se iluda. Não se tratam de habitantes comuns. E a única designação que consigo pensar para eles, é mesmo a de "modelos fotográficos". Nem duvide que após fotografá-los, eles logo irão atrás de você para ganhar seu CUC. Merecido. Pois podem gerar boas composições fotográficas. Além disso, você não acha mesmo que eles se vistam assim à troco de nada. Pois saiba que eles sobrevivem disto. Portanto, abra logo a carteira e dê uma ajudinha.


Nas calçadas, à sombra...(Imagem: Carlos Barretto)


... portando charutos e vestindo roupas coloridas...(Imagem: Carlos Barretto)


...atraem muito a atenção dos turistas.(Imagem: Carlos Barretto)

3. Outros

Não menos importantes, estes nada vão lhe cobrar. Afinal, são parte legítima da paisagem urbana de muitas cidades. A Polícia Nacional Revolucionária é responsável por sua segurança na cidade. Recorra a ela em caso de qualquer ocorrência desagradável. Segundo alguns moradores que ouvimos, será muito difícil ocorrer qualquer furto de seu equipamento. Mas se ocorrer, a PNR vai atrás. Interessante que parece haver sempre um soldado do exército cubano ao lado dos policiais. Andam em duplas pelas ruas da cidade.


Soldado do exército e policial da PNR.(Imagem: Carlos Barretto)

Já os estudantes, estão por todos os cantos, andando em grupos pelas calles, visitando os museus ou simplesmente divertindo-se ou namorando nas praças. Andam sempre com o mesmo uniforme, que parece padrão.


Estudantes andam em grupos pelas ruas.(Imagem: Carlos Barretto)
O que já publicamos sobre a viagem a Cuba

4 comentários: