terça-feira, 20 de novembro de 2007

Azeite de Oliva


Interior (lápis e aquarela), 1995. Botero

Outro dia Flanar comentou sobre as propriedades do azeite de oliva e seus efeitos benéficos para a saúde. Hoje, a revista Molecular Nutrition and Food Research publica artigo sobre o assunto, que recomendo a leitura. Segundo evidências científicas disponíveis, o consumo de azeite de oliva é saudável não só pela questão do colesterol, mas requer moderação pelo seu alto valor calórico. Portanto, nada de consumir um barril por semana, nada de substituir refeições por ele, nem de fazer a comida sobrenadando nele .

14 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Bem lembrado pois, como de fato somos médicos, temos maior responsabilidade naquilo que afirmamos, mesmo num ambiente informal como este.
Falar que azeite de oliva "faz bem", de maneira genérica, pode levar muitos a interpretar "tome 3 copos por dia".
É portanto totalmente válida sua ressalva.
Mas o "pé na jaca", todos um dia põem. Mas que o façam de forma informada.

Unknown disse...

Oliver, meu caro, hoje ouvi falar muito de vc. Esperava uma carona para voltar da UFPA ao centro da cidade, liso que ando e gordo que me espremo nas roletas dos coletivos, quando uma alma caridosa de mim se apiedou, traendo-me de volta ao lar.
Um médico. Gentil, conversa fácil, mansa. Não nos conhecíamos, senão de nome. Eu pelo cargo que ele ocupa na UFPA, e ele pela (apimentada) fama do Quinta Emenda.
Mas o nome prórpio de V.Sa. veio a baila. Foi seu colega de faculdade, é seu amigo.
Contou algumas peripécias da infância na zona comercial. Todas saudáveis, claro.
Depois enveredou pela política universitária, histórias ótimas, pela Caju e os 80 anos do padre Raul e...chegamos em casa.
Na porta de prédio me deu um abraço, se despediu mas não chegou a engatar a primeira. Saltou do carro, abriu a mala e me deu de presente dois livros, de sua (dele) autoria.
Prometi ler na próxima viagem ao Marajó.
Quando disse que "falava" regularmente com vc pediu-me que lhe desse um grande abraço.
Está dado.
Chama-se Amaury Braga Dantas, uma simpatia.
Mando outro abraço prá vc, Oliver

Itajaí disse...

Hahahahah, na zona comercial! Amaury! Quando rapazes morávamos na mesma região. Ele na Pres. Vargas e eu na Ferreira Cantão, entre as Carlos Gomes e Gal. Gurjão, pertinho de onde hoje tu e o Flanar moram.
Dos bancos de faculdade até hoje somos amigos. Em grandes tricheiras estivemos juntos. Do ME ao Governo do Povo.
Escritor da terra, exercita a prosa, com incursões no difícil campo infanto-juvenil.
Abraço grande pra ele. Outro também pra ti, Juvêncio. E a prova foi boa?

Anônimo disse...

Amaury é bom escritor e um cara muito legal. Li que duas colheres de sopa ao dia, de azeite extra virgem são muito boas para as gordurinhas da cintura...

Carlos Barretto  disse...

Mas tenha em mente a informação fornecida por Oliver, Edyr. Mas acredito que vc não esteja realmente tão preocupado com calorias do que eu, Oliver e Juvêncio, por exemplo.
Rsss...

Itajaí disse...

Pô, Flanar, mais respeito. O Juvêncio é nosso carro chefe! Quando ele vem na Presidente Vargas com a Riachuelo a barriga já aparece em Batista Campos! (Gargalhadas).

Carlos Barretto  disse...

Claro! Claro!
Com todo o respeito...

Itajaí disse...

Sim, com todo o respeito...

Carlos Barretto  disse...

E não esqueçam que uma certa "aceleração violenta" nos intestinos pode ocorrer se transitarmos pelo excesso de azeite de oliva.

Unknown disse...

Vejo que os flanares estão bem humoradésimos...rs
E a barriga é quase isso mesmo...rs
Abs

Itajaí disse...

OOOooops!

Carlos Barretto  disse...

Sim. Algo frenéticos por aqui.
:-)

Francisco Rocha Junior disse...

Como é mesmo esse negócio de azeite de oliva diminuir barriga??

Carlos Barretto  disse...

Acho que há um mal entendido por aqui. Deve ser bom para "aumentar" as gordurinhas da cintura.