segunda-feira, 17 de março de 2008

2 @nos do Fl@n@r

Com o post Matar para nascer melhor, nascia há dois anos o Blog do Barretto, que no ano seguinte, seria transformado no Flanar. O conteúdo do post, refletia o fato de termos saído do Spaces (Microsoft), que nos abrigava nos primórdios, e entrado no Blogger.

De lá para cá, 1988 postagens, 52000 visitantes, 61000 page views e cerca de 200 visitantes/dia dão corpo a este blog. De lá para cá, foi-se um blog pessoal e nasceu um blog coletivo, que aceita a diversidade de opinião.

Consultando o marcador Flanar, ao final da coluna direita, pode-se ver de forma indelével a trajetória do blog e todas as suas modificações ao longo do tempo, agrupadas sob este título. Ele já possui uma pequena mas sólida história.

Prosseguimos convivendo harmonicamente: 2 advogados, 3 médicos e um cientista político. Sem pretensões exageradas, meramente interessados em opinar, e ouvir opiniões diversas, lutando o bom combate e crescendo juntos. Nunca se encontrará por aqui, a frase "o blog acha que...". No máximo, poderemos ler "o poster acha que...". São opiniões inteiramente individuais. E inclusive, dois ou três dos articulistas, nunca sequer apertaram-se as mãos. Sedimentamos mineiramente, amizades rigorosamente virtuais. Qual o fio condutor entre os seis? Pessoalmente, tenho lá minhas suposições a respeito. Mas nada que possa afirmar com muita convicção científica.

Faz o blog portanto, o caminho inverso daqueles que, no auge de atitudes desatinadas ou reles ímpeto intimidatório, nutridos a partir de eventos inteiramente circunstanciais, chegaram a projetar que o blog seria asfixiado. Muito ao contrário, o caminho trilhado parece ser diverso da projeção íntima (e sempre anônima) dos inevitáveis desafetos, com interesses inconfessáveis, contrariados. Para o bem da liberdade de expressão. Para o bem da sociedade, que lhes dá as costas e vai dando estrada à caravana, que passa. E vai continuar passando, agora engordado com brilhantes parceiros que são Oliver, Gui, FRJ, Yúdice e Juvêncio (citados por ordem de chegada).

A eles, espinha dorsal do blog, meus agradecimentos e respeitos. Aos comentaristas, nossas reverências pelo estímulo constante ao longo destes 2 anos.

25 comentários:

Itajaí disse...

Timtim virtual aos blogueiros do Flanar!!!
Abs.

Carlos Barretto  disse...

Timtim, Oliver. Mas vc continua nos devendo o encontro real.
Vamos cobrar.
Abs

Anônimo disse...

Vcs são du caramba , a história do blog du garaio.
Abração de um alvinegro aliviado
Tadeu
xô zica.

Anônimo disse...

Informativo e divertido, o blog vai se consolidando como um dos melhores 'points' virtuais aqui da senzala, para se trocar uma idéia.

Vida londa ao Flanar.

ASF

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahah!
É o velho ASF utilizando minha palavra preferida: s e n z a l a!
Abs

Unknown disse...

O caçula parabeniza os colegas, os que escrevem e os que lêem.
Abs

Carlos Barretto  disse...

Rsss...

Juca! Caçula????
Então tá!

Rsss...

Ivan Daniel disse...

Agora é Blog do BarrOliGuiFranYúJu.
rsrsrsrsrsrsrsrs...
Parabéns!

Carlos Barretto  disse...

Mas vc como antigo leitor, também está de parabéns, Ivan.
Abs

Yúdice Andrade disse...

É instigante ver como iniciativas individuais podem crescer e ficar muito maiores do que pensamos e, às vezes, muito maiores do que nós. Parabéns, Barreto, pela criação e proposta do blog. Se ele se desenvolveu assim, foi graças à condução que lhe deste desde o primeiro momento. E ao desprendimento de realizar a alteridade, quando as visões dos demais posters pode ser diametralmente oposta. Somos "plenipotenciários", não? Podemos mexer até no visual do blog, mas compreensivelmente ninguém teve coragem!!!
Abraços, meu amigo, e minhas homenagens aos quatro outros colegas e ao nosso público. Não é uma delícia dizer isso?

Francisco Rocha Junior disse...

Barretto, tu realmente mereces parabéns especiais pelas iniciativas - do blog e dos convites aos seus articulistas.
Este lugar realmente representa uma ágora, com toda a conotação positiva que o termo grego lhe impõe.
Saúde a todos!

Carlos Barretto  disse...

Yúdice.
Todos são plenipotenciários já que recebem de imediato, status concedido de "Adminsitrador" do blog.
Se quiserem alterar alguma coisa, é só fazê-lo.
Agora se todos ficarão satisfeitos, é outra história.
Se só a discussão do banner levou 1 semana, onde até argumentos futebolísticos entraram na conversa, imagina vc quando alguém alterar a cor ou um estilo de fonte?
Rsss...
Abs e sinta-se parabenizado também ela sua brilhante participação no blog.

Carlos Barretto  disse...

FRJ.
Mas vc faz parte da "ágora". Não só pode como deve postar para agradecer aos leitores.
Só nào vale agradecer apenas aos leoninos. Os bicolores também são gente.
Rsss...

Jubal Cabral Filho disse...

Melhore sempre...
É o que esperamos lendo.
Parabéns.

Carlos Barretto  disse...

Grande titular do Agonia e Êxtase! Você, junto com Ivan Daniel, fazem parte da ala "bossa nova" de comentaristas do Flanar.
Rsss...
Só sinto falta do "Copulattum et malum remuneratum". Por onde andará este rapaz.


Abs e obrigado

Anônimo disse...

Flanar:
pra usar um termo que ainda estava em voga na juventude da minha geração, me insiro no contexto dos cumprimentos sinceros.
Afonso Klautau

Francisco Rocha Junior disse...

Grande AK, presença ilustre que engrandece o blog, muito obrigado pelas palavras.
Abração.

Francisco Rocha Junior disse...

Tem razão, Barreto. A presença dos leitores por aqui deve ser agradecida diariamente, sejam eles azulinos, bicolores, de outra ou de nenhuma matiz clubística.

Carlos Barretto  disse...

Receber cumprimentos seus AK, é sempre um momento de felicidade da turma daqui.

Abs e obrigado!

blog do bacana-marcelo marques disse...

Parabéns a turma do blog, sempre estou por aqui lendo as notícias.
abraços

Carlos Barretto  disse...

Valeu, Marcelo. Obrigado pela força!
Abs

Carla disse...

parabens pelo aniversário, por esse blog tão simpático e pelos blogueiros idem

morenocris disse...

Caramba, lá vou eu...rsrs

Parabéns, flanar. Lembro-me quando vinha aqui, timidamente, deixar comentários e haicais, à noite. Você se lembra? Depois pela manhã, à tarde...hoje, todo dia, toda hora. A turma foi crescendo, o blog foi ficando cada vez melhor. Sabes, vou te confessar uma coisa. Sinto tanto a falta daquele banner antigo. Aquilo era o FLANAR pra mim. Cada letra com uma cor. Que lindo. Era a sua cara. Era o blog. Ainda hoje e até hoje, eu o vejo aqui. Incrível. Quando entro no blog vou com o olhar direto para aquele lugar. O seu lugar. Embaixo ficava o Baudelaire, depois o João do Rio. E os serviços do blog que aumentam e estão mais sofisticados. Acompanhei toda a descida do banner. Parecia que ia um pedaço dos meus olhos estava indo embora. Olhava para absorver a imagem. Prédio em demolição. O marketing tem explicação para isso. A minha é que vivi uma parte deste blog. A história também explica. O blog já tem história.
Está bonito como está. Mas o coração também tem olhos. Você bem que poderia tirar um dia e criar uma sessão nostalgia. Mostrar para os novos leitores, como era o Flanar. Ou um post especial sobre isso. Aquele banner merece. Baudelaire tb.

Gosto quando o FRJ coloca músicas às sextas. Das poesias do Oliver. Das Bibliotecas do Gui. Das Leis do Yúdice. Da liberdade de expressão do Juca. E de você, claro, com o que tem de novo em tecnologia.

Parabéns Flanar!

Beijos, beijos, beijos, beijos, beijos, beijos.

*Ah, lembro-me também da profissional do Museu, só esqueci o nome. E quem era mesmo, flanar, que gostava de ópera, vinhos, cozinha ? Era o Gui?

:)

Boa noite.

Carlos Barretto  disse...

Obrigado, Carla. Espero que o conteúdo do blog seja sempre útil.
Bjs

Carlos Barretto  disse...

Cris

Vc se superou neste comentário. Fiquei muito feliz em ler sua manifestação. Confesso que me tocou no fundo, sabe.
Então, não resisti e fiz o registro em post especial de hoje.
Desde já, em nome de todos que hoje sustentam este blog, agradeço sua expressiva saudação.

Bjs, bjs,bjs,bjs.