quarta-feira, 28 de junho de 2006

Futebol na cabeça dos latinos

Aqui só se fala em futebol. E em Bariloche especialmente, os argentinos que tenho conversado dizem se sentir mais amigos do Brasil do que o resto do mundo.
Se isto for verdade, em minha lógica de cidadao, encontraria variadas explicaçoes para tal fenomeno. Mas o fato é que os brasileiros sao a esmagadora maioria entre os turistas aqui nesta grande estaçao de inverno (que é muito frequentada e linda também no verao). E sao de importancia significativa para economia desta pequena cidade de apenas 18000 habitantes. De fato o turismo é sua principal fonte de renda. E sendo os brasileiros seus mais habituais frequentadores, melhor aos habitantes daqui dizer que nos amam de verdade.
E de fato nos tratam muito bem.
Para ilustrar este cenário, relato um depoimento de um lojista da Rua Mitre (principal do centro comercial).
Me disse o seguinte:
Nós argentinos nao esquecemos o posicionamento firme do governo brasileiro durante a Guerra das Malvinas, quando um caça inglês fez um pouso de emergência no aeroporto do Rio por falta de combustível. Lembro que naquela oportunidade, o governo brasileiro abasteceu o aviao alegando razoes humanitárias e os mandou sair de seu espaço aéreo.
Ora. Mas isto nao é mesmo uma conversa mole? Ou será que este prolixo comerciante de fato ainda avalia esta longínqua historieta como importante para o relacionamento bilateral?
Sinceramente, em tempos de copa do mundo, com "los hermanos" pegando fogo com as peripécias de Messi e da lerdeza de Ronaldo (que parece aos poucos melhorar sua performance), acredito que este papo seja uma típica "cortina de fumaça", ou bajulaçao pura.
Mas continuamos aqui a dar pontos a eles. Sua carne mnaravilhosa, seus vinhos excelentes e baratos, amolecem nosso juízo e favorecem o bom relacionamento.
Por ora, viva a argentina!

Nenhum comentário: