quinta-feira, 3 de abril de 2008

O Processo



Vi este vídeo no blog do jornalista Paulo Bemerguy. É a prova viva de que o arbítrio e a violência das autoridades não acabaram com a ditadura militar.

Espero que as vítimas - que deveriam ser os protegidos por esta troupe de arbitrários - tenham representado contra os comissários junto às autoridades competentes.

3 comentários:

Renato disse...

Querido amigo, tu me fizeste lembrar de um outro Processo: o livro de Franz Kafka.
Li o livro de cabo a rabo tentando entender porque ele estava sendo processado. Ficou tudo no subjetivo, que nem neste vídeo.
Que infração os pais cometem ao tomar um copo de cerveja junto dos filhos?
Pior seria se estivessem bebendo longe dos filhos.
Situação de risco seria deixar os filhos em casa sozinhos e ir para os bares beber.
Coisas da nossa "justiça".
Abraços

Francisco Rocha Junior disse...

Renato, foste na mosca: o nome do post remete exatamente a este "Processo".
Obrigado pelo comentário. Volte sempre.

Vladimir Koenig disse...

Confesso que fico decepcionado ao ver cenas como essas, pois uma de minhas funções institucionais é exatamente exercer a defesa da criança e do adolescente. Por isso, sinto-me constrangido quando vejo que o sistema da justiça do qual faço parte ainda comete abusos como esse.
Ao meu ver, o problema neste caso (falo sem conhecer as pessoas, apenas tendo visto o vídeo) é dar poder de polícia para pessoas que não fazem questão de exercê-lo com razoabilidade e proporcionalidade.
O idela seria tomar as medidas cabíveis pelos eventuais abusos, inclusive pela falta de razoabilidade nos procedimentos.
Se não der em nada, dou uma sugestão (bem canalha, confesso): ir ao shopping todo dia e de lá ligar para o juizado fazendo a denúncia de que crianças estão em um mesmo ambiente em que há consumo de bebidas alcoólicas, da mesma forma como se via no vídeo. Se forem ao shopping, que se exija os mesmos procedimentos contra todos os pais lá presentes. Se não forem, que se faça denúncia aos órgãos correicionais do juizado pela omissão de seus agentes. :^)
Ou há dois pesos e duas medidas?
Abraços,
Vlad.