segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
GPS básico e barato para uso no Brasil
Para quem precisa de GPS veicular, vou falar de minha experiência recente com este "zinho" aí de cima. Trata-se do Mio C220. Na faixa de preços em que ele se encontra, o que posso dizer é que é um ótimo GPS, levando em conta as seguintes vantagens: rápida aquisição do sinal de satélite, boa performance da pequena tela LCD, boa quantidade de pontos de interesse (baseados na base de dados do Guia 4 Rodas Brasil Versão 2008) e orientações de voz fornecidas com boa antecipação (500 e 200 metros).
Contudo, como costumo espremer estes produtos o máximo possível de maneira a obter toda a funcionalidade prometida, tenho algumas desvantagens a mostrar:
1) Travou em 3 oportunidades, geralmente quando entrava em área fora da cobertura de sinal de satélite, obrigando uma reinicialização, que normalmente resolve o problema;
2) O brilho da tela é apenas mediano comparado a outros equipamentos durante o sol forte;
3) Testando em Belém, observei um problema que pode ser grave para turistas que nos visitam. Ele erra redondamente o sentido de algumas ruas. Testando em meu percurso da Campina até o Hospital Barros Barreto, em primeiro lugar ele me aconselhou a fazê-lo através da Avenida Nazaré, que sempre vive engarrafada e definitivamente não é uma boa opção. Tudo bem. Este não é um problema que GPSs devam dar conta. Obviamente não segui a rota proposta pelo equipamento e peguei a Av. Gentil Bittencourt. Durante todo o trajeto, o MIO recalculava a rota e me forçava a pegar a primeira transversal possível, de maneira a trazer-me de volta à Av. Nazaré. Numa desta tentativas, aconselhou-me a pegar a Av Generalíssimo Deodoro na contra-mão. O mesmo aconteceu quando já atingia a Tv. Castelo Branco, já quase chegando ao hospital, quando ele resolveu "aconselhar-me" a dobrar na José Bonifácio para a direita.
Aí reside o perigo destes equipamentos.
E já existem nos EUA estatísticas apontando alguns acidentes de trânsito, provocados por indicações erradas dos GPSs veiculares. Cabe então ao usuário observar com atenção o fluxo real do trânsito, sem confiar cegamente nas indicações do equipamento. E principalmente, observar a correta condução do veículo, deixando a atividade de navegação para o carona. Esta é a maneira mais segura de usufruir das vantagens de um bom GPS veicular.
Concluindo, o C220 é um equipamento razoável para o custo que apresenta, comparado aos produtos da mesma faixa de preço. Dá para garantir boa diversão, em especial aqueles que desejam dirigir seus veículos apenas em território nacional. E este é um detalhe importante: o C220 não vem com mapas de outros países. Apenas do Brasil.
Para saber mais características e preços, é ótimo clicar aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário