segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Islas Malvinas ou Falkland Islands?


Já se vão quase 30 anos da Guerra das Malvinas (ou Falklands War, para os Anglos), e aquele punhado de ilhas remotas no Atlântico Sul continua dando pano pra manga. O governo argentino, através de seu ministro das Relações Exteriores, Jorge Taiana, voltou no domingo a levantar a questão do domínio britânico sobre o arquipélago. Desta vez, a questão foi provocada pela decisão do governo britânico de iniciar a (potenticialmente super lucrativa) prospecção de petróleo em torno das ilhas.

Desta vez, a Argentina pediu o apoio do Grupo do Rio durante a reunião do bloco em Cancún, México, para sua mais recente investida contra o domínio da Grã-Bretanha na área. O primeiro a se levantar em apoio `a Argentina? Hugo Chávez, aquele super democrata.

A questão das Malvinas levanta algumas perguntas muito interessantes. A Argentina acusa o governo britânico de manter o domínio nas ilhas como um vestígio do imperialismo. However, a população do arquipélago é predominantemente de origem britânica (90%), e por maioria esmagadora quer manter o domínio britânico. Já que o Reino Unido domina as ilhas desde o início do século 19, neste caso não seria a Argentina que poderia ser acusada de ser uma força colonialista exterior?

Será que a proximidade geográfica (as Malvinas estão a 500 quilômetros da costa argentina) por si só se sobrepõe a questões históricas e políticas? Será que é coincidência que sempre que esta questão aparece, os governantes argentinos estão numa péssima fase: em 1982, foi a ditadura militar que perdia a popularidade; agora, é Cristina Fernández de Kirchner, cuja popularidade também está em baixa...

Nenhum comentário: