sábado, 22 de maio de 2010

FB e outros entregam sua vida para anunciantes

O escândalo da semana na web, vem a ser, sem a menor dúvida, o ataque ao bem mais caro de qualquer usuário da rede mundial: a privacidade. Muitos poderão dizer que quem utiliza as chamadas redes sociais, em tese não estaria muito interessado em privacidade. Acontece que isto é uma meia verdade.
De fato, existem muitas maneiras de participar delas sem abrir completamente sua vida a terceiros. Em primeiro lugar, seja rigoroso ao adicionar os amigos. Já houve um tempo, onde a briga parecia ser quem apresentasse o maior número de amigos conectados a seu perfil. Uma bobagem, que revela um pouco de sua personalidade. Pessoalmente, acho que o melhor é deixar o perfil com poucos, mas, diletos amigos. Assim, você poderá até compartilhar algumas coisas mais pessoais sem risco de expor-se viralmente na web. É bem verdade que o objetivo de alguns, é justamente a exposição viral, tendo em vista a divulgação de um trabalho artístico, ou coisas afins. Mas estes são casos pontuais e não devem ser a regra.
Contudo, a quebra de privacidade descoberta nesta semana, é grave. Gravíssima porque fugiu completamente ao seu controle como usuário. Segundo a CNN, Facebook (FB), MySpace, Digg entre outros, estariam disponibilizando dados de seu perfil para anunciantes, sem a sua expressa autorização. Um golpe baixo e infame, que deve servir para ilustrar que nem tudo ou quase nada é exatamente confiável na web. Há que se assumir uma atitude naturalmente defensiva frente a este e a outros tipos de ataques. Neste ambiente, caótico no DNA, devemos entrar de costas, de preferência com uma mão na frente, outra atrás, e mais duas no bolso.
Mas privacidade, está longe de ser uma preocupação de usuários web. Por definição, penso eu, todo computador deveria ser eminentemente pessoal. Em qualquer cenário. Nem imaginem o terror que tenho de computadores de uso público. Não é para menos. "Casa da mãe Joana", é o termo correto para defini-los. Acessar bancos através deles é uma imprudência. Uma temeridade. Muitas vezes, uma ingenuidade, alvo fácil e preferencial de bandidos e mal intencionados. A meta, é cada um ter sua própria máquina, protegida com senha forte. Caso isso não seja possível, melhor não fazer nada de errado na "casa da mãe joana".

Nenhum comentário: