terça-feira, 26 de outubro de 2010

Sai o Office 2011 para Mac OS X

Home and Student Edition
Usuários de Mac normalmente torcem o nariz para a suíte de escritório da Microsoft. Nada de pessoal. Apenas pelo fato de a suíte iWork, equivalente desenvolvida pela própria Apple ser plenamente satisfatória, bem como abrir mais rápido e talvez ser um pouco mais intuitiva. Contudo, há aqueles com longos anos de uso dos aplicativos do Office, que poderão encontrar algumas temporárias dificuldades durante a migração para a plataforma Apple. Para estes, a Microsoft desenvolveu o Office para Mac Os X. 
E a novidade é que finalmente está disponível a versão do Office 2011 para os amantes da maçã. 
Com duas versões assim definidas:

  • Home and Student Edition - Word, Powerpoint, Excel - R$ 200,00
  • Home and Business Edition - Os três mais o Outlook - R$ 600,00 
Como se pode ver, a mera introdução do Outlook aumenta em 400 reais o preço da suíte. Aí, há que se ter em mente a necessidade real de uso do Outlook. Trata-se de um software de interesse tradicionalmente corporativo, por conta da compatibilidade com o Exchange Server e o consequente sincronismo e gerenciamento do e-mail, contatos e agenda corporativos. 
Home and Business Edition
Mas algumas modificações foram muito bem vindas. Como por exemplo, a morte de um aplicativo confuso, que fazia às vezes de software de agenda e gerenciamento de contatos. Tratava-se do Entourage, que deu muita dor de cabeça aos usuários de Mac Os X, quando tentavam importar contatos e calendários do próprio Outlook para Windows. Isso, dificultava e muito a migração dos usuários Windows para a plataforma da Apple. Coisa de outros tempos, onde a Microsoft ainda teimava em ignorar a Apple. Pois ele morreu e foi substituído pelo Outlook, um software que, pessoalmente, sempre detestei. Mas agora, é plenamente compatível entre as duas versões.
Além disso, desenvolvido inteiramente na plataforma do próprio Mac OS X denominada Cocoa, os aplicativos agora abrem mais rápido, segundo o review da Mac +.
E quem já é usuário de Macs, já sabe que os aplicativos nativos da Apple para este fim (como o Mail, iCal e Agenda), são plenamente efetivos e flagrantemente elementares na gestão e sincronismo de e-mails, calendários e contatos. Certamente, se for um usuário doméstico, não vai precisar do Outlook. E o Office 2011 Home and Student, por 200 reais, passa a ser uma proposta atraente, que deve ser estudada com algum interesse, por aqueles que juram de pés juntos que não podem viver sem o Office ou que jamais fariam nenhum esforço para aprender a suíte iWork.
Para maiores informações sobre o lançamento, sugerimos um review da Mac + ou então, o Mactopia que é como a Microsoft batizou sua área de desenvolvimento para Mac OS X.
Ressalto que, apesar de já estar disponível na Apple Store americana,  a suíte ainda não deu as caras  na Apple Store BR. O lançamento em nossas terras está previsto para 3 de novembro, em alguma FNAC por aí.

Nenhum comentário: