quinta-feira, 1 de junho de 2006

Velhas posturas

O caso do "orkuteiro" que publicou ameaças contra os padres Edilberto Sena e José Boeing em nome dos sojeiros, ilustra tipicamente o comportamento de alguns "filhinhos de papai" mal orientados, que vivem no interior do Pará, que acham que tudo podem fazer ao arrepio da lei (geralmente inexistente ou impotente). Abastados em terras de muita pobreza, andam pelas paragens em cabines duplas de último tipo, tem posturas arrogantes junto à população pobre e as costas quentes sob a proteção do paizão poderoso ou bem relacionado. E nestes lugares, a polícia nada faz em defesa da população, que fica de fato à mercê dos desatinados, muitas vezes emberbes, sem os calos nas mãos da esmagadora maioria dos habitantes.
A diferença em questão, é que o típico comportamento do rico interiorano, saiu dos limites do real, semi-clandestino, para o virtual hiperexposto. Em ambos os cenários, todo mundo sabe o que acontece e ninguém tem coragem de tomar nenhuma providência a despeito do pleno amparo da lei.
E o R70 que em outras notas já assumiu escandalosamentea a defesa dos sojeiros, agora publica o resultado de sua atitude irresponsável.

ORKUT
Ameaça
O Ministério Público Federal apura as ameaças de morte feitas através da rede de relacionamento virtual Orkut, na comunidade 'Fora Greenpeace...', contra os padres Edilberto Sena, prêmio deste ano de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará, e José Boeing, presidente da comissão de Direitos Humanos em Santarém.

Criador
Os dois estiveram ontem à tarde com o procurador Renato Resende, que lhes comunicou já ter acionado a Polícia Federal para investigar e responsabilizar criminalmente o criador da comunidade, Dé Neumann, e Derick Figueira, o autor das ameaças. Concomitante à ação criminal, os padres prometem entrar com uma ação civil contra os acusados, por danos morais.


Para acompanhar e se indignar com o cometimento dos "bobinhos" visite o blog do Jeso e acompanhe o caso. Interessante é que após a denúncia ter sido feita e o MP avisar que iria iniciar investigação, o "bobinho" Derick Figueira, comentarista da comunidade "Fora Greenpeace", apagou a ameaça de morte e também seu perfil no orkut. De nada adianta pois o Jeso copiou os arquivos que estão disponíveis para leitura aqui. Esta é a prova que o "bobinho" vai ter que encarar. E ainda por cima é covarde. Típico comportamento de direita raivosa.
É preciso que o poder público reprima com absoluto rigor o comportamento de exaltados e a lei impere ao invés de esperar o pior acontecer.
Sinto cheiro de algo bem pior do que uma mera disputa paroquial.
Sinto cheiro de nazistas. Ou "skinheads" pseudo-amazônicos. Ou seja lá que rótulo nojento lhes caiba melhor.

Nenhum comentário: