domingo, 13 de agosto de 2006

O PCC faz suas exigências

Com um texto nitidamente orientado por profissionais, os bandidos do PCC agora chegaram virtualmente à porta de nossas casas. A Rede Globo após ver um auxiliar técnico e um jornalista (até o presente momento ainda não libertado) sequestrados, se viu obrigada a divulgar ontem um DVD onde os bandidos fazem suas exigências. Lendo a transcrição do vídeo, observa-se um texto inicialmente bem escrito, com linguagem espantosamente técnica. Para finalizar com aquela típica linguagem de bandido - afrontando a sociedade com ameaças - como no exemplo a seguir:

(...) Apenas não queremos e não podemos sermos [sic] massacrados e oprimidos. Queremos que, um, as providência sejam tomadas, pois não vamos aceitar e não ficaremos de braços cruzados pelo que está acontecendo no sistema carcerário.Deixamos bem claro que nossa luta é contra os governantes e os policiais. E que não mexam com nossas famílias que não mexeremos com as de vocês. A luta é nós e vocês."(...)

Parece ter sido produzido por no mínimo duas personalidades diferentes. Uma, bem esclarecida e articulada com as palavras. Outra, imersa no submundo, deixando transparecer sua selvageria.
Impressionante!

2 comentários:

Anônimo disse...

Na sua opinião há possibilidade das palavras do secretário de segurança de SP terem algum fundamento quando ele diz haverem relações entre os frequentes e violentos acontecimentos em SP e o PT? Ou o cara está completely out of mind?

Pra complicar as coisas, a própria PF em possado recente não divulgou haver gravado conversas em presídios de SP onde os próprios criminosos faziam apologia ao Partido dos Trabalhadores pedindo votos para a eleição de nosso atual presidente?

Gostaria de conhecer sua opinião a esse respeito.

Carlos Barretto  disse...

Interessante pergunta, anônimo. Mas fácil para um cidadão posicionado refletir e responder. E sinceramente acho que vc já deve ter suas respostas. Mas mesmo assim, formulo meu ponto de vista.
Em plena campanha político/eleitoral é muito difícil acreditar nas alegações de políticos. E sinceramente, acho que o PT seria contraprodutivo demais em permitir um flanco deste calado em seus planos eleitoreiros. Eles estão longe de ter a vasta experiência da direita neste país de seguir caminhos tortuosos sem que a opinião pública tome conhecimento. Cometeram erros históricos ao enveredar pelo pragmatismo político do mensalão, a exemplo do que a direita sempre soube muito bem como fazer.
Mas associar seu nome ao crime organizado, me parece inverossímel. Mais ainda no calor da campanha.
Agora, eu perguntaria a vc. Será que não interessa aos bandidos também aproveitar o momento político conturbado para dar um ar de legitimidade ao mero crime organizado? É o que eles sempre fazem em rebeliões, que aconteceram aos borbotões durante o governo Lula e também durante o governo FHC, entre outros. Fazem a rebelião e procuram legitimar a mera vontade de fugir (de um sistema carcerário de fato falido)escrevendo faixas e cartazes pedindo "paz" entre outras reivindicações pueris, como se fossem crianças acuadas. Há que se ter muito cuidado com o uso eleitoreiro desta questão. Pode-se perder uma grande oportunidade de evitar uma tragédia maior, deixando de tomar as providências cabíveis, seja as mais urgentes bem como as de mais longo prazo.
Abs e obrigado pela sua participação.