terça-feira, 7 de novembro de 2006

Ortega, Presidente eleito da Nicarágua



Lembram do Movimento Sandinista? Está de volta, ainda que no melhor estilo paz e amor.
Daniel Ortega, o ex-guerrilheiro e ex-membro da junta de reconstrução nacional (pós-derrubada do Ditador Somoza em 79), foi eleito hoje Presidente da Nicarágua.
Será certamente um contra-ponto aos efeitos especiais do Coronel Hugo Chávez, que, num arroubo a Jânio Quadros, proibiu esta semana, na Venezuela, o Papai Noel e outros símbolos do Natal, por considerá-los propaganda política norte-americana - no melhor estilo "estou chegando da Cortina de Ferro acontecendo a Guerra da Coréia"...

5 comentários:

João Moutinho disse...

O importante neste caso é que a democracia e correspondente liberdade d evoto se vá tornando um dado adquirido na América Latina.
Se Ortega é o candidato mais votado deve ser o Presidente reconhecido internacionalmente.
Acabei de linkar o vosso blog.

Carlos Barretto  disse...

Sem dúvida, João Moutinho. A democracia é uma conquista relativamente recente em nossas terras latinas. Mesmo que muitos ainda tentem, em lampejos de desatino, ameaçá-la. Mas estamos vigilantes.
Abs e Obrigado pela visita honrosa das terras d'além mar.
E obrigado pelo link.

Yúdice Andrade disse...

Como volta e meia se diz, a democracia ainda é muito instável na América Latina. Fácil compreender, diante da pobreza generalizada no continente e de uma histórica marginalização das populações, especialmente indígenas.
Parece que estamos o tempo inteiro a um passo de novas ditaduras - vide Hugo Chaves. E onde a democracia funciona supostamente bem, como no Brasil, as tramóias políticas fazem a realidade atropelar o discurso. Pobre Novo Mundo!

Itajaí disse...

A democracia é bem maior que a comunidade nacional e os eleitos devem preservar.
Sem ela, ficamos todos de náufragos na história.
Obrigado pelo comentário.

Carlos Barretto  disse...

Realmente, o Hugo Chávez está merecendo um convite especial da Governadora eleita Ana Júlia: comandar os fogos de artifício do Círio de Nazaré.