terça-feira, 8 de maio de 2007

Censura na Telemar??

Antonio Fonseca, do ASF@Web, traz informações muito preocupantes sobre a dificuldade que estamos enfrentando para acessar o You Tube. Pela competencia notória e pela seriedade da situação, publicamos seu comentário ao post Cadê o You Tube???? na íntegra.

O Youtube continua no mesmo lugar, mas tudo indica que os moradores da senzala desde o final da semana passada estão sendo impedidos de acessá-lo por conta de um bloqueio na rede da Telemar.
Já entrei em contato com várias pessoas em outros estados, inclusive usuários dos serviços de outros provedores, que estão tendo acesso normal ao Youtube.
Traduzindo, nós usuários do Velox em Belém, não bastasse pagarmos mais caro (que em outros estados) pelo mesmo serviço, não dispormos de acesso a opções do Velox em velocidades maiores (2Mbps por exemplo), agora estamos também sendo obrigados a conviver com a filtragem arbitrária de conteúdo da Internet.
Ou seja, parece que a Telemar agora além de nos lesar financeiramente passa também a censurar conteúdo legítimo e de forma discriminatória.
De uma forma bem simples, para que todos compreendam. Os serviços do Youtube respondem através de dois endereços IPs (endereços exclusivos de cada máquina na Internet): 208.65.153.253 e 208.65.153.251.
Existe também um serviço chamado DNS que transforma aqueles nomes fáceis de lembrar e familiares aos seres humanos, como por exemplo www.youtube.com, em endereços IP. O que a Telemar está fazendo é filtrar as requisições dos usuários do Velox em Belém para esses endereços IPs específicos do Youtube.
Aqui uma consulta aos servidores de DNS da Telemar para demonstrar que a resolução de nomes (DNS) está plenamente funcional, porém aparentemente o acesso aos IPs está sendo bloqueado:

$ dig www.youtube.com

; <<>> DiG 9.3.4 <<>> www.youtube.com

;; global options: printcmd

;; Got answer:

;; ->>HEADER<<- opcode: QUERY, status: NOERROR, id: 63656 ;; flags: qr rd ra; QUERY: 1, ANSWER: 2, AUTHORITY: 0, ADDITIONAL: 0 ;; QUESTION SECTION: ;www.youtube.com. IN A ;; ANSWER SECTION: www.youtube.com. 110 IN A 208.65.153.253

www.youtube.com. 110 IN A 208.65.153.251

;; Query time: 77 msec

;; SERVER: 192.168.1.1#53(192.168.1.1)

;; WHEN: Tue May 8 12:35:54 2007

;; MSG SIZE rcvd: 65


Para aqueles que precisam ou desejam continuar acessando o conteúdo do Youtube enquanto esse caso é resolvido, seguem instruções sobre como furar esse bloqueio:

De uma maneira fácil e acessível a todos
http://br-linux.org/linux/bloqueio-como-acessar-youtube-censurado

Para aqueles que desejam uma solução versátil e poderosa
http://tor.eff.org/

5 comentários:

Anônimo disse...

Barretto, o fato é muito mais sério que imaginamos. Qual a motivação para o bloqueio? Por que não se quer deixar os usuários paraenses terem acesso ao YouTube? A quem interessa esta vedação?
Caberia até mesmo uma comunicação do fato ao Ministério Público, por que não?

Carlos Barretto  disse...

Sem a menor dúvida, Francisco.
Pelas informações que tenho, é exatamente o que está sendo providenciado neste exato momento.
Vamos aguardar.

ASF disse...

A coisa está feia, estão surgindo reclamações também nos estados do nordeste.

Por aqui alguns testes nos mostraram que os IPs da faixa 201.*.*.*., atribuídos aos usuários que conectam, são os que sofrem o bloqueio.

Então você pode fugir do bloqueio de duas maneiras:

1- Usando proxy (dicas que já repassei);
2- Realizando várias conexões de desconexões sucessivas até conseguir receber um IP fora da faixa 201.*.*.*.

Os usuários prejudicados estão registrando reclamações ao Ombudsman da Telemar.

Para fazer isso acesse o site http://www.velox.com.br, no rodapé da página selecione a opção Atendimento.

Infelizmente a incompetência da empresa faz com que a página do Velox também não funcione corretamente com o navegador Firefox (não respeita os padrões do W3C), mais um aborrecimento. Para reclamar da Telemar alguns usuários estão sendo forçados a utilizar um navegador inferior e inseguro como o IE.

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

Anônimo disse...

Estou tendo problemas a mais ou menos 1 semana pra acessar o YouTube tambem aqui em Salvador. Meu Velox eh de 1Mb e estou na faixa de IP 189.*.

Liguei pra la reclamando e eles dizem nao saber nada sobre bloqueio.

Carlos Barretto  disse...

Obrigado pela informação e por sua visita, Adolfo.
Leia os últimos posts sobre o assunto.
Abs