segunda-feira, 7 de maio de 2007

Tempestuoso e inovador



646 milhões de dólares ao ano, ou 53 milhões de dólares ao mês.
É quanto ganha o executivo mais bem pago dos EUA, segundo o G1. Um salário inimaginável aos nossos olhos de simples mortais, sob uma ótica estritamente financeira.
Steve Jobs, com apenas 52 anos, sem dúvida faz por merecer este salário fabuloso, conduzindo com firmeza, talento e criatividade a Apple Computers, empresa que fundou aos 21 anos em 1 de abril de 1976, junto com Steve Wozniak.

Ironicamente, chegou a ser demitido em 1985 pelo mesmo executivo (John Sculley) que havia guindado da Pepsi Cola para alavancar o crescimento da empresa. Mas Jobs, conhecido internamente como temperamental e exigente, não se deixaria abater. Ao sair da Apple, fundou a NeXT Computer que acabou adquirida em 1996 pela própria Apple por 400 milhões de dólares, trazendo-o de volta à empresa no cargo de executivo chefe, onde ganharia apenas 1 dólar ao mês (reza a lenda).

Num mundo de PCs beges e com aspecto invariavelmente de caixa de sapatos, Jobs lançaria ao mundo então (1998) o Macintosh transparente e colorido, que batizou de iMac.
A máquina, além de um primor em design mantinha a tradição da Apple em performance e qualidade. A idéia causou tanto furor que logo começaram a surgir muitos periféricos e traquitanas imitando o design transparente do iMac (originalmente azulado e depois multicolorido). Mouses, cabos, gabinetes para PC, hubs USB brigavam para aproveitar a onda de design criada pela Apple. Definitivamente os iMacs mudaram o mundo monótono da microinformática e trouxeram nova vida a empresa, que nunca mais deixou de crescer e inovar.
iMac em formato de abajur, iCube, os fantásticos portáteis da linha Powerbook, o iPod, e os recém lançados Macbooks, Apple TV e iPhone.

Será que que os acionistas da Apple reclamam de pagar 50 milhões de dólares ao mês para Steve Jobs?

2 comentários:

ASF disse...

Esse sujeito, sozinho, é mais influente e importante para a indústria de TI do que Gates (jamais foi) e (hoje) todos os seus pesquisadores do MS Research (http://research.microsoft.com/) somados.

E olha que ele fez um 'estrago' também na indústria do entretenimento (Pixar/Disney, iTunes, etc).

Abraço,

ASF
http://antoniofonseca.wordpress.com

Carlos Barretto  disse...

É verdade. Pixar!!
Quem poderá esquecer Toy Story, Monstros S&A, Vida de Inseto, etc,etc.