quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Barbas de molho

É um dado epidemiológico importantíssimo a confirmação de um caso de transmissão de gripe aviária entre pai e filho, na China. Contudo, tenho minhas dúvidas. Ao que parece o caso está repleto de imprecisões. As autoridades chinesas não sabem sequer informar como a criança adquiriu o vírus H5N1 e afirmam que não houve mutação gênica viral que justificasse a mudança na forma de contágio: de ave para humano, para entre homem e homem, que, sabemos, é o passaporte para uma pandemia. Aguardemos da Organização Mundial da Saúde - OMS informações mais precisas.

3 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Oliver, e os casos de febre-amarela em Brasília? Alguma notícia a respeito?

Itajaí disse...

Francisco, as notícias são aquelas publicadas na mídia nacional. É necessário saber se o paciente do Lago Norte adquiriu a doença no Plano Piloto ou esteve antes em área rural, que foi o caso da primeira vítima. É preocupante a situação em virtude do descontrole do combate ao mosquito da dengue, A. aegypti, também vetor da Febre Amarela. Por via das dúvidas, dê uma olhada em sua carteira de vacinação. Se a anti-amarílica estiver vencida, vacine-se. E importante: prefira fazê-lo na vigilância sanitária (há um posto no Aeroporto de Val-de-Cães. A razão é simples: eles emitem carteira que é aceita em casos de viagem internacional.

Francisco Rocha Junior disse...

Valeu pela dica, caríssimo. Lembrei que como viajei ano passado para Cuba, tive que tomar a tal vacina, sem a qual disseram-me que eu não poderia entrar no país. Como, se não me engano, o tempo de validade é de 10 anos, estou imunizado.
Abs.