Esta é sem dúvida a notícia mais estremecedora do ano na área de TI até o momento.
Após demitir mil funcionários e perder cerca de 30% de seu valor de mercado na bolsa no último ano, o Yahoo dava claros sinais de que as coisas não iam bem. Para o serviço que já chegou a ser um dia o pioneiro das ferramentas de busca na internet, parece ter chegado o dia "D".
A Microsoft acaba de fazer a estratosférica proposta de compra de 44,6 bilhões de dólares ao Yahoo.com. E o Yahoo já respondeu dizendo que fará uma "avaliação cuidadosa" da proposta.
Vai vender!
Leia mais na CNN, no G1 e no IDG Now!.
5 comentários:
Essa perece ser a única maneira de ambos conseguirem enfrentar Google e sobreviver na era da Internet.
E com a atual crise da economia norte-americana, provavelmente até a Microsoft apresentará resultados aquém da expectativa dos investidores.
O que aliás ainda deve ocorrer e provavelmente no encerramento do atual ano fiscal (em meados de junho deste ano).
Agora pelo menos haverá uma boa justificativa, a sangria para a aquisição do Yahoo!
Abordei essa assunto aqui: http://antoniofonseca.wordpress.com/2008/02/01/microsoft-jogou-a-toalha/
E aqui: http://antoniofonseca.wordpress.com/2008/01/26/uma-ilha-de-prosperidade-em-meio-a-crise/
Esse negócio deveria ter ocorrido ainda em 2007, agora com a crise não foi mais possível adiá-lo.
... não devemos esquecer também as demissões que certamente ocorrerão para cargos e atividades sobrepostos. Mais uma forma de cortar custos para enfrentar a crise.
E $44,6 bi é realmente muito dinheiro, mas pagar "só isso" pelo Yahoo! pode acabar sendo uma pechincha.
E existe ainda mais uma importante razão, apenas não tão óbvia, para todo o interesse da Microsoft em controlar o Yahoo.
Estou falando do processo, atualmente em curso nos EU, do leilão da faixa de frequência de 700 Mhz. Trata-se da última faixa do espectro disponível em solo norte-americano e com características técnicas ímpares que a posicionam como uma aquisição estratégica para o futuro das comunicações (inclusive Internet), nos EU e no resto do mundo.
Possivelmente participando diretamente deste leilão estão Google, Verizon e AT&T. Digo possivelmente porque segundo as regras do processo os participantes e lances não podem ser revelados publicamente até o final do processo.
Acontece que uma vitória o Google já obteve antecipadamente. A empresa conseguiu garantir que a vencedora precisará do processo deverá oferecer serviços baseados em padrões abertos. Contrariando a vontade das operadoras tradicionais, AT&T (Apple) e Verizon.
Especula-se inclusive que para o Google já nem mesmo será necessário vencer o leilão. Sua participação neste mercado já estará garantida. E todos nós sabemos quem realmente manda na Internet.
Portanto a aquisição do Yahoo neste cenário adquire uma importância estratégica insuspeita (para alguns) para a Microsoft.
ASF
O pior, ASF, é que 44,6 bilhões podem parecer uma ninharia para um serviço como o Yahoo e toda sua diversidade de aplicações na internet. Mas vc sabe que o valor de um produto no mercado capitalista, não é atribuído quase sempre unicamente pelo seu potencial de agradar os usuários. Mas também pela sua saúde financeira. Daí porque, a notícia estremece o mercado. Principalmente em se tratando de quem partiu a proposta, reconhecida como "agressiva" em toda a imprensa internacional. Não só pelos ímpetos monopolistas, mas principamente pelo poder de fogo. Em outras palavras, $$$$$$$$. É bom mesmo que todos se coçem.
Abs
Na realidade a estimativa de valor pelo Yahoo é um pouco mais complicada que isso, pois deve-se levar em conta: o atual valor por ação negociada da empresa (em torno de $29.40 - compare com o Google $496.90), o valor de mercado da empresa (referente aos resultados financeiros apresentados nos últimos quadrimestres, comparados com a projeções anteriores apresentadas).
Igualmente importantes são outras características menos óbvias como por exemplo: vantagens competitivas da empresa, potencial de lucro a longo prazo, etc. Essas característica em geral são bastante específicas em relação ao mercado e a concorrência.
No caso do Yahoo a proposta é um pouco mais difícil de avaliar porque a empresa tem ações negociadas em várias bolsas ao redor do planeta (por exemplo, o Google possui ações negociadas apenas na NASDAQ).
De todo modo parece claro que a proposta da Microsoft além de agressiva (eu diria hostil) tem um pitada de ataque especulativo.
Dê uma olhada na movimentação das ações das três companhias on-line através do Yahoo Finance:
http://finance.yahoo.com/q?s=YHOO
http://finance.yahoo.com/q?s=GOOG
http://finance.yahoo.com/q?s=MSFT
Note a leve tendência de alta nas ações da MS, do Yahoo (com um volume de negociações elevado) e a forte tendência de baixa nas ações do Google.
Certamente os resultados financeiros apresentados recentemente pelo Yahoo vieram bem a calhar para a decisão da MS em deflagrar esse ataque.
Agora e esperar o desenrolar do fatos e ficar atento para os resultados financeiros que serão apresentados pela MS no final deste ano fiscal (conforme estou prevendo, não serão positivos). Ocorra a compra ou não.
ASF
Postar um comentário