terça-feira, 20 de maio de 2008

Em Pé de Guerra



Hoje: O funcionário da Eletrobrás ferido, após o ataque.
Ontem: Tuíra em ação - Altamira, 1989.
Um grupo de índios caiapós, do qual faria parte a índia Tuíra, atacou e feriu à faca Paulo Fernando Rezende, engenheiro da Eletrobrás, durante o encontro Xingú Vivo Para Sempre. O funcionário da empresa comparecera ao evento para palestrar sobre o projeto da Usina de Belo Monte, motivo de longa celeuma entre governo federal e estadual de um lado, de outro ambientalistas, partidos de esquerda, líderanças comunitárias e indígenas da região.
Notícias dão conta que o ferimento do funcionário não foi grave, embora testemunhas falem em ataque premeditado e sem chance de defesa da vítima. Orgãos de informação investigam indícios de que políticos estariam mobilizando os índios para a violência, como instrumento de resistência às políticas do presidente Lula e da governadora do Pará. Se for verdade, não será difícil saber quem está envolvido, considerando afinidades e divergências entre os grupos políticos que disputam o poder no cenário de violência social da Amazônia.
Após a agressão de hoje, a diretoria da Eletrobrás estuda retirar os seus técnicos da região. Tuíra Caiapó, vinte anos atrás, adquiriu fama internacional ao esfregar sua arma no rosto do presidente da EletroNorte, em protesto contra a construção da usina hidrelétrica.

5 comentários:

morenocris disse...

Caramba, Oliver, a informação está em tudo quanto lugar. Mas o seu post está melhor. A imagem ajudou muito. Que vingança, heim?

Beijos.

morenocris disse...

Oliver, perdão, levei o seu post para o morenocris. Coloquei o Juca tb.

Beijos.

Itajaí disse...

Ora, Cris, é uma honra para nós.

Anônimo disse...

¨Orgãos de informação investigam indícios de que políticos estariam mobilizando os índios para a violência, como instrumento de resistência às políticas do presidente Lula e da governadora do Pará

Égua cara, não sei se essa foi pra rir ou pra chorar?

No entanto o que me chocou mesmo foi esse seu "Orgãos de informação".

Bem, passado já um tempinho do ocorrido, ao que tudo indica, certamente não estão entre os "inimigos" do presidente ou da governadora a pastoral da terra, os integrantes de movimentos sociais ou mesmo a igreja católica.

Itajaí disse...

Certamente que não, como vc. pode ler no post Tá Frio, Tá Quente, que chama atenção para o equívoco da PF em centrar as investigações sobre a Prelazia e outras ONGs. Mas a informação sobre os "políticos" permanece de pé, pois a fonte é confiável. Quanto aos orgãos de informação, se não te contaram, eu te conto: eles existem. Desculpa aí pelo "amargo despertar".