domingo, 8 de junho de 2008

João de Jesus, poeta Paes Loureiro

Não há somente uma Cobra-Grande habitando os 4.000 rios da Amazônia. E nem são imortais, enquanto répteis. Mas todos se referem à Boiúna e suas transfigurações em navio iluminado, como se fosse uma coisa única, um personagem único. (...)
A explicação dos eventos cotidianos, na Amazônia,se faz por meio de uma forma poética de imensa riqueza, inserindo na relação do homem com a vida um elemento de poesia.
Ainda da Boiúna , como Cobra-Grande, transformada em navio iluminado, é a transmissão visível do esplendor invisível do rio. É um momento no qual o ajustamento da imagem do visível e do invisível, á semelhança do processo de "ajustamento de foco" nas lentes da câmara fotográfica, superpõe a imagem do invisível à do visível, revelando e iluminando o mistério então contemplado.
(A Poética do Imaginário, tese de doutorado defendida na Paris V, Sourbonne, Paris. França)

6 comentários:

Unknown disse...

Que tal usar sua polpuda milhagem e vir ao lançamento? É véspera de São João!
Abs

Itajaí disse...

Adoraria, pois seria a oportunidade de revê-los e ainda um dos meus escritores paraenses preferidos. Infelizmente, no dia cumpro agenda em Salvador-BA, na base do ir-voltar no mmesmo dia.
Quanto à milhagem nem é tão grande assim, considerando que quase sempre viajo em tarifas de menor preço, que ou não dão nada, ou dão percentuais menores. Como vês esse exílio não é nada dourado. rsrsrs.

Anônimo disse...

Oliver , com perdão da indiscrição , onde anda exilado o amigo????
Abraços
Tadeu

Unknown disse...

Que pena, cumpadi.
Mas as aeromoças da Gol com quem conversei na volta de santarém, ontem, contavam sobre suas escalas de serviço. Uma delas - essa que vai e volta no mesmo dia- é chamada de "bate e volta".
Mas esse "dourado" de exílio não tem nada. Quando puder nomear um assessor, de quinta, chame o Juca, que adora BSB.
Abs

PS= Seu nome veio a baila numa conversa que tive com o Chico Cavalcante na Pérola. Como exemplo de educação e elegância.

Itajaí disse...

Ora, são boas palavras de amigos...

Itajaí disse...

Tadeu,
Por enquanto, em Brasília-DF. Saudoso do calor humano tão especial de nossa planície.
Abs.