terça-feira, 22 de julho de 2008

Orgulho paraoara

Foto: http://www.r4nt.com/article/Graz_Austrias_hidden_Gem

Olhem só que bacana.

Foi na bela cidade de Graz (foto acima), a segunda maior da Áustria, que o Coral Carlos Gomes, regido pela maestrina cubana Maria Antonia Jimenez, ganhou medalha de ouro na categoria Coros Mistos de Câmara e de prata na categoria Música Contemporânea, competindo com 441 grupos vocais de 93 países que disputavam a World Choir Games, a Olímpiada Mundial de Corais.

O CCG foi o único representante do Brasil na competição, que é realizada a cada dois anos, desde 2000. O sucesso do Coro no evento é, realmente, de deixar qualquer paraense cheio de orgulho.

6 comentários:

Anônimo disse...

Jr,
Nosso amigo Daniel está lá, não?! Dentre outros. Parabéns ao trabalho da Maria Antonia. A imprensa local deu destaque?
Abs,
Marcos Damasceno

Francisco Rocha Junior disse...

Sim, Marcos, o Daniel está lá. Quer dizer, a esta altura, não mais; deve estar em outro ponto da Europa (o melhor deles!), de férias - merecidas, aliás.
E o bacana é que a imprensa deu destaque, sim: tanto no site das ORM, quanto no do Diário, saíram notícias.
Abração.

Yúdice Andrade disse...

É gratificante ver o sucesso de artistas paraenses no Velho Mundo, onde a música erudita tem o respeito que merece. Ou seja, vencer lá é mais do que o reconhecimento de um trabalho de valor, pois se assim não fosse, jamais teriam conseguido participar - e convidados!
Meus parabéns aos paraenses laureados, que mostram que o Pará tem muito mais a oferecer do que... vocês sabem.
Mas isso não deveria surpreender, considerando a longa tradição de trabalho em torno da música eruidta, que temos no Estado.

Anônimo disse...

Francisco, o feito é tão espetacular, que bem poderia o Governo do Estado ou do Muncípio dá um prêmio em dinheiro a estes artistas, que seria bem merecido.
E assim, quem sabe expiar um pouco os pecados cometidos há muito tempo e por diversos governos ao patrocinarem a música de baixa qualidade.
(...)
Eu também sou amigo do Daniel, viu?
Antonio Carlos Monteiro

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice, tens razão quanto ao trabalho feito em torno da música erudita no Pará. Lembro que logo que comecei a freqüentar sessões de música erudita em Belém, era comum o público aplaudir entre dois movimentos de uma mesma música. Hoje, podes ir a qualquer espetáculo musical que isto não acontece. Não é por acaso: é sinal de um longo processo de educação e formação do público deste tipo de arte. Hoje, também, é comum ter que disputar ingressos, muitas vezes sem sucesso, para as apresentações mais importantes do Festival de Música anual que temos em Belém, no mês de maio.
Parabéns à Fundação Carlos Gomes, que conseguiu superar as dificuldades decorrentes do orçamento limitado para esta função do Poder Público e da mania que os políticos têm de interromper projetos que vêm de outras gestões, mesmo que eles sejam bons.

Francisco Rocha Junior disse...

Meu amigo ACM, o feito é espetacular, sim. Mas reputo-o bem sucedido graças ao corpo técnico da Fundação Carlos Gomes, que conseguiu, ao longo dos anos, criar uma ilha de excelência em meio à delinqüência administrativa dos políticos, que sempre acabam com os projetos que prestam das gestões anteriores, e assim superar sucessivas trocas de governo.
Abraço.