segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Arritmias de fim-de-semana

Peço as devidas desculpas aos comentaristas que compareceram ao blog neste fim-de-semana e experimentaram alguma demora na publicação de seus comentários.
Mas neste sábado, meu mundo desabou por alguns instantes. O coração viu palpitarem algumas extra-sístoles.

Como sabem, há cerca de 2 anos, passei a utilizar a plataforma Mac OS X (viu asf@web??) sob a forma de 2 Macbooks. Ao longo do período, firmei uma forte convicção de que foi a medida mais acertada em toda a minha pequena (mas intensa) convivência com a microinformática.
E o fato que relato agora, em nada abalou esta convicção. Até mesmo pela simples razão de ela não ter acontecido dentro do Mac OS X. Vamos explicar.

Desde o início, em função de algumas dependências, precisei instalar em dual boot o Windows Vista, que aos poucos, superadas as pendências, foi ficando gradualmente fora de uso. Tudo, absolutamente tudo já estava sendo feito pela parte Mac do computador. Mas vez por outra, por pura curiosidade, entrava na parte Vista de meu Mac para conferir atualizações.
E foi o que fiz no sábado, quando então percebi que o software de atualizações automáticas do Vista, baixava mais um pacote de atualizações de segurança.
Tudo aconteceu por volta da hora do almoço. Percebi então que o volume de atualizações era de tal monta, que se ficasse acompanhando o download, perderia a oportunidade de almoçar com a familia. Resolvi então, deixar o Macbook ligado baixando as atualizações, para no retorno, assistir o desenrolar dos trabalhos.
Qual não foi minha surpresa ao voltar e perceber que meu Mac simplesmente não mais inicializava. O pânico rapidamente se instalou. Resolvi então pedir a ajuda de quem entende do assunto com a devida profundidade: óbvio que me refiro uma vez mais a asf@web.
Com a gentileza de sempre, tentou de todas as maneiras descobrir a razão de meus problemas. E mesmo antes de utilizar suas ferramentas de diagnóstico (seu próprio Macbook), tão somente de posse da história do acometimento, sentenciou: podes ter perdido alguma parte de tua máquina por causa do sistema de gerenciamento de energia do Windows, que deve ter entrado em cena na hora que a tralha de atualizações do Windows Update escrevia algo importante no disco.


asf@web e o brainstorm de sábado com um Macbook. Rolaram alguns uísques.

Não sabemos se foi precisamente isso que aconteceu. Afinal, o disco em questão pode, mesmo que de forma improvável, ter apresentado alguma falha mecânica superveniente ao momento da atualização do Windows. Apenas para ser algo científico, vamos considerar esta e outras hipóteses.
Ao final, concluímos de maneira sólida que o HD original de 80 gbytes da Seagate, estava cabalmente inacessível junto com meus dados. Como sou um usuário disciplinado, afeito a rotinas de backup, mandei as favas os dados e preocupei-me com o passo seguinte: onde encontrar um HD para o Macbook (num Domingo, pois ao concluirmos o diagnóstico, já se passavam as derradeiras horas do sábado) e, principalmente, como instalá-lo?
O primeiro desafio foi fácil e reservo-me o direito de não divulgar como o resolvi. Mas todos que me acompanham sabem como (num Domingo?? É só pensar).
Já o segundo, não foi difícil. E com a pronta e rápida ajuda de asf@web, resolvi o problema e, garanti uma boa diversão para o Domingão.
Com um adicional: descobrir como o projeto de um Macbook é excepcionalmente bem feito, de maneira a facilitar ao usuário substituir ou fazer upgrades em HDs e memórias RAM.
Vejam as imagens abaixo:



Após retirar a bateria de seu compartimento e desaparafusar uma pequena estrutura metálica de contenção em forma de "L", o usuário tem acesso aos 2 slots de RAM (na parte superior do compartimento) e ao HD que é puxado como uma gaveta (na parte lateral esquerda do compartimento). Simples demais.
Sim. DEMAIS!
Acontece que para desaparafusar a estrutura da gaveta, existe a necessidade de uma chave especialmente difícil de conseguir. Uma chave torque. Mais uma vez, asf@web tinha a solução: havia adquirido recentemente a última em uma afamada loja de ferragens da cidade.
Sim. Asf@web é o cara!
De posse desta chave, foi fácil separar o HD danificado da gaveta e nela montar um novíssimo de 160 gbytes.


O HD antigo, ao lado de um iPod vídeo.

Logo de início, fiquei impressionado com o diminuto tamanho do produto. Vejam na imagem, em comparação a uma caneta e a um iPod video.
O resto foi pura diversão. Algumas horas reinstalando o Mac OS X Leopard, com alguns percalços rapidamente resolvidos e uma noite para baixar cerca de 700 gbytes da Atualização de Software da Apple (Uau!).
Ao final, nem tudo foi assim tão ruim. No desespero, pensei no que teria que desembolsar de uma hora para a outra em outro Macbook. E no fim das contas, agora estou trabalhando com o mesmo Mac, bombado com novo HD de 160 gbytes, adquirido por menos de 10% do valor de um novo Mac. Um upgrade inesperado mas totalmente bem vindo.
Rá!

6 comentários:

Anônimo disse...

Flanar, isso é uma aula de computação! Olha, quando aparecer a bandeira belga e alguém de Brugge no espaço dos visitantes, sou eu tentando me atualizar.
Grande abraço de Oliva e meu.

Carlos Barretto  disse...

Mas esta é uma danada de uma belga supresa!
Como vamos, Edvan e Oliva.
Aí em Brugge, em pleno verão de (possivelmente) uns 15 graus de temperatura?
Rsss....
Apareçam amigos.
Abs

Yúdice Andrade disse...

Consertar um notebook danificado é "uma boa diversão para o Domingão"?? Eu sou mesmo muito subdesenvolvido... Para mim, máquinas só são boas quando eu aperto o botão e elas funcionam. Se dão defeito - e sempre dão, porque informática é isso (minha esposa, que é da área, detesta quando digo isso) -, peço que me chamem só quando tudo estiver resolvido.
Parabéns a vocês, aguerridos estudiosos da tecnologia. Ainda prefiro um bom livro, um passeio com o cachorro ou até mesmo uma soneca.

Carlos Barretto  disse...

Lamento, Yúdice.
Mas sou forçado a concordar com você.
Ou seja, vc anda meio "subdesenvolvido" mesmo.
Rsss...
Agora, sem brincadeira.
Vc não imagina o quanto me divirto resolvendo por mim mesmo estes e uma série de problemas que vez por outra acontecem. Só não ter que pagar um técnico para fazê-lo, já contribui com 30% da diversão.
A única coisa que peço, em uma casa com 4 computadores em rede, é que TODOS não "dêem pau" simultaneamente.
O resto, eu dou conta até um limite. Além dele, asf@web é o cara!
Abs

Yúdice Andrade disse...

Não, não é brincadeira: reconheço que minha relação com a tecnologia, notadamente a informática, é pouco produtiva, desconfiada e, por isso, subdesenvolvida. Até gostaria de saber resolver um monte de problemas e é sem ironia que os parabenizo por fazê-lo. Mas o fato é que, por enquanto, eu realmente não me disponho a isso. Sou do tipo que paga técnico. Mas também pago para lavar o carro e um monte de outras coisas.
Quem sabe na próxima encarnação eu venha mais animado. Abraços.

Carlos Barretto  disse...

Uma ressalva que meu comentário talvez não tenha deixado claro.
ASF@Web não é técnico de computador. Além de meu cunhado, é um profissional de mão cheia que administra uma empresa da área de informática. Ele no mínimo se diverte de alguma maneira ou mesmo mostra a habitual gentileza e paciência em socorrer seu cunhado em enfrentar estes desafios mais simplórios de sua área de conhecimento. Os conhecimentos dele da área são tão profundos que sempre tenho um certo constrangimento em ocupá-lo com o "feijão-com-arroz". Mas mesmo assim, ele o faz com o mesmo diletantismo que o meu. Neste ponto, imagino que tenhamos alguma diversão nestes encontros. Até mesmo por que neles, não só algumas vezes consertamos o produto defeituoso como aproveitamos para trocar idéias sobre os mais variados assuntos do cotidiano.
Trata-se de um boa praça e de um bom papo de mão cheia.

Voltando ao seu comentário, como você, também pago para não ter que resolver pessoalmente uma série de dificuldades do cotidiano.
Mas no tocante a problemas de computador, seja de software ou de hardware, não abro mão da oportunidade de ocupar minhas horas vagas em resolver alguns de meus problemas. E busco as soluções na internet e lendo publicações especializadas. Como disse acima, tudo por mero diletantismo. Em muitos outros problemas, recorro mesmo aos técnicos, seja por algum tédio, ou mesmo atrás de prazos de garantia.
Um bom técnico de informática tem e sempre terá seu valor. E a eles devemos recorrer nos casos em que o computador deixa de ser seu amigo para se transformar num transtorno.

Abs