quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Dizendo o óbvio

Volta e meia, leio donos de blogs reclamando de anônimos. Falam de gente que, discordando da opinião dos posters, xinga, bate, atormenta uns, inferniza outros, chateia terceiros, dependendo da suscetibilidade do blogueiro.

O problema, porém, não é o anonimato. Se alguém quer se manifestar sem se identificar, que o faça. O que torna a questão digna de nota são aqueles comentaristas apócrifos que não têm argumentos e, limitados pela mente nublada por um rancor incompreensível, desatam a admoestar quem muitas vezes sequer conhecem.

Volta e meia isto acontece. De minha parte, nunca julguei importante fazer considerações a respeito. A solução é, como disse outro dia a um amigo, deletar o comentário inconveniente ou, quando mais aborrecido, devolver o despautério com um simples envio à merda e esquecer o assunto. Levar adiante a discussão, como crianças que xingam a mãe um do outro, nunca.

No entanto, esta atitude desmerece a necessidade de um esclarecimento, que deveria ser (e, em absoluta maioria, por todos os que nos visitam, é) óbvia: há blogs - e este é um deles - de opinião. Opinião é, segundo o Aurélio, o juízo que alguém tem de algo. É de caráter pessoal. Pode ser mainstream ou não, mas é sempre conjugado por pensamentos individuais, unidos ou isolados.

Isto deve ser sempre compreendido: opinião é o que se faz aqui. Não está em jogo dizer ou não a última verdade. Mas, como todos neste blog são adultos, responsáveis por seus atos e, graças a Deus, partícipes da pequena camada da população brasileira que tem acesso a informação, cultura e, no mínimo, três refeições por dia, têm, definitivamente, opinião e por elas respondem. Não adianta raivinha. Simples assim.

5 comentários:

Carlos Barretto  disse...

Poderíamos logo apertar um acordo entre nós quanto a estes malucos. "Urinou fora do penico", DELETE sem pestanejar. Responder antes, fica a cargo de cada poster. Perderíamos menos tempo justificando o que, definitivamente, não temos nenhuma obrigação de justificar.
NENHUMA!

morenocris disse...

eu heim...solta o comentário deixa pras môscas... não tem coisa melhor!

Beijinhos, meninos.

FRJ, estava com saudades de você. Valendo mesmo.

Val-André Mutran  disse...

Adoramos palpitar sobre futebol, beleza e religião, daí a aceitar nêgo mal educado que ofende pai e mãe, são outros quinhentos.
Já circularam por aqui engraçadinhos que conseguimos identificar e que foram avisados que se continuassem seriam simplesmente processados até a última instância.
De posse do IP e com as cópias da ofenças não tem êrro: quebra-se judicialmente o sigilo telefônico do aprendiz de guarnizé.
Esse espaço é assinado por sete cidadãos pais de família, trabalhadores, que estudaram e continuam estudando toda a sua vida em razão de suas estressantes e cada vez mais competitivas profissões; sabe lá como cada um deles consegue tempo para manter esse nicho de opinião atualizado.
Não raro, como é o meu caso, só tarde da noite, com a mente cansada, as vezes sem ainda ter feito uma refeição decente, posto minha opinião ou chamo a atenção pessoal sobre os mais diversos assuntos que considero relevantes, com a cautela de não ofender quem quer que seja, porém, sou firme na defesa de minhas convicções.
Mais ainda, se estiver errado agradeço a correção. Fazêlo me permite o exercício da humildade; característica cada vez mais distanciada da maioria das pessoas.
Até hoje não sei e não me interessa saber se os meus companheiros flanares são filiados em partido político, professam tal e qual religião, trocam de carro todo ano, viajam, falam mais de um idioma ou outros detalhes que só a eles interessam.
O que me interessa nessa confraria é discutir publicamente nossas impressões sobre as coisas da vida.
Eu, por exemplo, sou ácido no meu blog pessoal, mas dai ser taxado disso ou daquilo, ainda mais de gente que não tem a coragem de se identificar, simplesmente deleto ou respondo a altura.
E assim levo a vida e a vida leva eu!!!
-- Deixa a vida me levar...
Vida leva eu.
-- Deixa a vida me levar...vida leva eu.
E só.

Val-André Mutran  disse...

Aviso: o blog não tem editores.
Cada qual é, como explicou da forma a mais didática possível o Francisco, é responsável pelos seus textos e postagens.
Deletei a anteriomente publicada em razão de êrros de digitação por absoluta falta de revisão.
A pressa é inimiga de todos que escrevem.
Minhas escusas aos leitores.

Val-André Mutran  disse...

Carlos. Há outras alternativas. Contudo, sem dúvida, a sua é a mais objetiva.