domingo, 18 de janeiro de 2009

Abrindo a caixa preta ou de volta para o futuro


Clique no player acima e ouça.

Designer: Studio Dgeison
























Sem delongas, eis o Volume 2.

O critério da seleção foi o da apresentação de algumas das melhores músicas do pop-rock underground dos últimos 30 anos. Brindo, nesta série, a música independente!

Preparem-se caros leitores, acredito que a seleção é do que tenho de melhor. Nessa linha faremos muitos outros.

Prestem a atenção na banda Mùm, que abre o set. Os ingleses são insuperáveis nessa vertente sonora de melodias e vozes sussurrantes. Demais!

Sigo com The Go-Betweens, uma das melhores bandas pop de todos os tempos e pouca gente no Brasil curte os caras. Românticos até a raiz da planta do pé. É de chorar de tão lindo o som dessa rapaziada. Vou colocar pra fora as pérolas dessa banda para compartilhamento com nossos leitores, que cada dia que passa mais fiéis ficam ao Flanar. É esse, portanto, meu pagamento.

Destaco a revolução que o The Velvet Underground & Nico fez na cena pop/rock internacional; a densidade compacta do seu som é fonte de outra banda sensacional que bebeu nessa fonte mágica: o The Jesus and The Mary Chain que surpreendeu o mundo com sua “muralha” de guitarras distorcidas e doçura de seus vocais e letras. O show dos caras aqui em Brasília, no ano passado, foi uma loucura. Fãs completamente hipnotizados. Inesquecível! Essas duas são pra você Francisco, fazendo votos de seu pronto restabelecimento amigo.

A levada pop dos novaiorquinos do Television é outra influência para as principais bandas que hoje lideram as paradas do rock mundial como Mercury Rev, Klaksons... A levada espetacular de Tom Verlaine. Como eu gosto! Sem falar num dos meus poetas prediletos do rock: Mr. Lou Reed, aqui, numa de suas toadas descritivas sobre o homem cosmopolitano em New York, no insubstituível álbum “Transformer” ― um clássico a toda prova.

É impossível que alguém não se balançe ao ouvir “Teenage Girl Crush”, do Angelica (nada a haver com o Luciano Huck) ou a pancada no ouvido de Bush e Pulp. Sem contar, claro, com a energia revigorante da molecada do Solar Race e dos The Stone Roses. Confira abaixo o set no final deste texto.

Quantas saudades do The Fall, que felizmente, tenho tudo, inclusive uma sessão ao vivo no programa do saudoso Jonh Peel, na BBC de Londres, cuja jóia rara, terá uma cópia entregue pessoalmente ao Scylla, que se encontra em Brasília neste final de semana.

Portanto, senhoras e senhores, a fonte é quase inesgotável. São muitas as vertentes da música independente de qualidade. Por mais que passe madrugadas e mais madrugadas aos finais de semana digitalizando tudo, acho que nessa vida não darei conta do serviço.


No outro fim de semana tem muito mais... antes disso, solto hoje, ainda, um especial com a inigualável Jazz Fusion Band "Weather Report", a qual sou vidrado; sem exageros, passei por uma verdadeira via crucis em São Paulo para completar a coleção de discos e vídeos, mas, valeu a pena, como vocês poderão conferir logo mais.


Esse especial com os Report é uma pequena homenagem aos meus amigos Juvêncio de Arruda ―que sei que é fã dos "papas" do fusion ―, e aos geniais baixistas paraenses Maisena, Ney Conceição, Adelbert e Mini Paulo. Até lá.

>>Set List deste arquivo<<

1. Mùm - Green Grass of Tunnel

2. The Go-Betweens - Bachelor Kisses

3. Belle & Sebastian - Asleep on a Sunbeam

4. Manic Street Preachers - Yes

5. Keane - Bend & Break

6. Garbage - Vow

7. Angelica - Teenage Girl Crush

8. Catatonia – Bleed

9. Television - Marquee Moon

10. Foo Fighters - Learn To Fly

11. The Velvet Underground & Nico - I'm Waiting For The Man

12. Tom Verlaine - Breakin' in my Heart

13. Lou Reed - Walk On The Wild Side

14. The Jesus And Mary Chain - Taste The Floor

15. The Jesus And Mary Chain - Never Undestand

16. Bush – Machine Head

17. Pulp - Disco 2000

18. Throwing Muses - Bright Yellow Gun

19. The Stone Roses - She Bangs The Drums

20. Miss Black America - Infinite Chinese Box

21. Melys - So Good

22. Solar Race - Not Here

23. Autocade - Prolapse

24. The Fall - Birmingham School of Business

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, Val-André!
Você consegue fazer uma seleção irretocável, de um bom gosto raro.
Grande compilação, valeu!

Itajaí disse...

Excelente. Igual a esta todas as outras.

Val-André Mutran  disse...

Gentileza sua Itajaí.
Tentamos contatá-lo sem êxito para um encontro com o Scylla.

O encontro rolou das 21h00 às 3h00, num papo molhado na casa do tio dele no Lago Norte.

Faltou você querido!

Tem nada não. Vamos armar muitas outras tertúlias e você vai estar presente com certeza.

Abs.

Itajaí disse...

Pois é, Val-André, eu me dei um final de semana sabático de comunicação por email (Pois justo este em que o Scylla visitou a cidade!) E fiquei pelos cinemas e blogues.
Mas não faltarão oportunidades.
Abs.

Val-André Mutran  disse...

Sem problemas Itajaí.
Ranieri são para leitores como você que tentamos caprichar.
Quanto mais eclétic aa seleção melhor para enquadrar o vasto panorama musical.
Aqui no meu outro blog http://conversadecaboclo.blogspot.com/, você poderá conferir algumas listas dos melhores de todos os tempos.
No próximo final de semana, lanço aqui no Flanar uma banda que virou uma coqueluche lá. Trata-se dos novaiorquinos do "Vampire Weekend".
Em razão da visita que fiz ao amigo Scylla, apenas hoje posso terminar de editar o especial com o Weather Report.
Peço a compreensão dos leitores.