quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Mais proteção no Windows

A peste digital da hora, parece ser o malfadado Conficker, que em apenas 4 dias, triplicou o número de máquinas infectadas na web. Trata-se de um malware perigosíssimo, que parece possuir ao menos 3 maneiras de contaminar seu PC (leia o link). Uma delas, chama a atenção, pois se utiliza de um recurso "legítimo" do Windows, que supostamente foi concebido para "facilitar sua vida": a chamada "Reprodução Automática", ou autorun. É aquele recurso que aparece, quando você insere um CD/DVD no drive ou um pen drive/HD portátil em uma porta USB.
Com o surgimento cada vez mais intenso de pragas virtuais, com o potencial de deixar seu Windows/PC à mercê dos bandidos digitais, há que se tomar algumas precauções, além de investir em um bom antivírus/firewall.

Já sei! Já sei!
Há de aparecer alguém para dizer que o Windows, por projeto, é uma porta aberta a ataques digitais e blá, blá, blá. Nada justifica, obviamente, que a deixemos escancarada. Ele com efeito, é o sistema operacional mais vulnerável, até mesmo pelo fato de que máquinas equipadas com outras plataformas, desde que mal configuradas e/ou utilizadas de maneira ingênua, também podem igualmente ficar vulneráveis. Mas ao que parece, nada se compara ao Windows. Nenhum outro sistema operacional, em sua própria arquitetura, possue mais brechas de segurança que o Windows (só espero que o Fake Steve Jobs não apareça por aqui para fazer proselitismo).
ASF@WEB, contenha-se também! ;-)

Portanto, desabilitar o autorun, é uma providência importante. E isso, já há algum tempo.
Como não sou mais usuário de Windows, nem deveria estar me preocupando com isso. O Mac está à salvo deste tipo de ataque. Mas, pensando nas demais almas ainda "penadas", sinto-me na obrigação de dar a dica para que desativem seu autorun. Perde-se a Reprodução Automática (qual exatamente a vantagem em mantê-la?) e ganha-se um pouquinho em segurança.

OBS: como não mais utilizo o Windows, esclarecimentos adicionais não estão garantidos. Há muito, já esqueci como acessar alguns comandos específicos da plataforma. Se complicar muito na dúvida, pedirei ajuda aos universitários. E pelo amor de Deus! NADA sei de Vista!

2 comentários:

Renato disse...

Barreto tu nada sabes de Vista ou nada sabes do Vista?
Semana passad fui pego pelo proprio WINDOWS. Meu notebook usa o Vista original. E, semana passada o windows uptodate sugeriu a instalação do SP1. Ferramenta de segurança importante, segundo a Microsoft.
Pois bem, após a instalação o computador não inicilizava, dando uma mensagem de erro. Entrei em contato com a Microsoft, descrevi o ocorrido e dei o numero do erro que aparecia. Depois de muito esperar, o atendente me passou para um tecnico especializado que disse que a atualização tinha corrompido um arquivo de inicialização, portanto eu teria que reinstalar o windows, mas que com isso eu iria perder. Levei o notebook na autorizada que não conseguiu salvar os arquivos em back-up. Levei ao DR. Notebook que também não conseguiu pois era impossível inicialiá-lo. Nem mesmo pelo DOS conseguiram.
Consequentemente perdi tudo o que tinha.
Agora após reinstalar o Vista original novamente veio a mensagem do uptodate. Nem pensar esse SP1 jamais.
Abraços e obrigado pela dica do autorun.

Carlos Barretto  disse...

Nada sei do Vista, Renato. Usei-o por exatos 8 meses. Logo em seguida, adquiri um Mac e fui pro abraço. Portanto, posso dizer que nada sei do Vista.
Quanto ao problema com o SP1 que vc relata, vai merecer uma ribalta neste blog no fim-de-semana. Vale a pena dividir com os leitores. Quem sabe, não aparece algum leitor com o mesmo problema.
Sobre o SP1, o Flanar avisava há quase 1 ano atrás, sobre possíveis problemas no post http://blogflanar.blogspot.com/2008/02/cuidado-vem-o-vista-sp1.html.
Nào sei se é o seu caso. Mas a Microsoft soltou uma nota técnica naquela época.
Putz! Há quanto tempo não sei o que é problema com meu computador.

Abs