terça-feira, 24 de março de 2009

O péssimo e o pior ainda

Eu conheço razoavelmente o Pronto Socorro Municipal de Belém. Fui atendido lá duas vezes, na infância. Pessoas ligadas a mim tiveram suas experiências por lá. Uma tia idosa morreu lá dentro há quatro anos, num dia comum, em que o atendimento estava um horror. Nesse meio tempo, advoguei um tempo para o Sindicato dos Médicos e escutei muitas histórias, pela visão de quem vive naquele ambiente e o faz funcionar, seja lá do jeito que funciona.
Por isso, questiono a atual cobertura da imprensa sobre o caos reinante naquela unidade. Não que duvide dela. Muito pelo contrário. Presumo que a situação real é dali para pior. O que questiono é: será que a coisa já não era exatamente assim antes de a imprensa, com seus objetivos em geral duvidosos, eleger esse como tema número 1 de suas publicações cotidianas? E se assim for, qual o compromisso das autoridades executivas e legislativas, do Ministério Público e da imprensa com um problema de longuíssima duração?
Nada mais natural que, numa cidade gerida por um sujeito como Duciomar Costa, a saúde esteja nos estertores da morte. Falta de aviso não foi. Mas daí a sugerir que esse caos todo começou agora, ou no ano passado, vai uma larga distância, que as minhas memórias não ratificam.
Em síntese, o que alguém de boa fé precisa dizer à sociedade é: morre-se hoje no pronto socorro mais do que um ano atrás, ou uma gestão atrás? As condições gerais de funcionamento efetivamente pioraram? Ou tudo, Deus nos livre, é uma questão de apenas mostrar, agora, o que sempre aconteceu e ninguém ligava?
Lastimável mesmo é que, qualquer que seja a resposta a esses questionamentos, o povo de Belém está lascado. Mesmo assim, o diagnóstico precisa vir, se é que alguém, algum dia, pretenderá enfrentar o caos com seriedade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro yudice, o grande problema da gestão pública é este, busca-se justificar falhas administrativas e de comando com comparações em relação a outras administrações. Deixe-mos o passado de lado , ele já passou , vamos nos concentrar no hoje, e buscar soluções para o futuro. Somente dessa forma chegaremos a um bem comum. Não impoirta o erro de prefeitos anteriores , importa que o atual não resolve , se omite, eximi-se de sua responsabildade e teme por uma CPI por motivos injustificaveis. Creia amigo , fazer a defesa do nefasto é missão impossível na quadra que vivemos.

Yúdice Andrade disse...

Amigo, não retire de minhas palavras a conclusão de que defendo o atual prefeito. Muito ao contrário, ele é uma das pessoas que mais desprezo na vida. Desejo a ele que responda por cada um de seus maus atos, da forma mais inclemente possível. Se não aqui no Flanar, no arquivo do meu outro blog você encontrará dezenas de postagens fustigando o sujeito, declaradamente tentando convencer as pessoas a não votar nele.
O objetivo desta postagem era questionar (não criticar diretamente, mas apenas questionar, mesmo) o foco que a imprensa tem dado ao assunto. Porque o problema nada tem de inédito. Escuto basicamente a mesma coisa sobre o PSM desde criança. E, definitivamente, não duvido que as coisas tenham piorado e muito na gestão desse senhor. Eu devia tê-lo dito com todas as letras na postagem. Mas um governo ruim só pode, como de fato, piorar todos os serviços públicos.
Obrigado pelo alerta.