domingo, 8 de março de 2009
Quem já viu uma destas?
Pode até soar estranho hoje, mas na década de 70 os carros de 4 portas eram discriminados como "carros para táxi".
Tal aconteceu com o "Zé do Caixão", com o Corcel e até mesmo com a campeã de vendas, Brasília.
A Brasília foi o primeiro projeto da Volkswagen a ser desenvolvido e executado totalmente fora da Alemanha, com design de João Gurgel.
O modelo de 4 portas começou a ser produzido em 1974, porém somente para exportação, visando preferencialmente a África e a América Latina.
No ano de 1978 o modelo foi oferecido para venda no mercado brasileiro, tendo sido um fiasco completo.
Hoje, por ironia, colecionadores brasileiros importam este modelo da Argentina e do Uruguai, tal a raridade do carro entre nós.
Eu mesmo creio jamais ter visto algum rodando por aqui, e só recentemente pude fotografar um exemplar em ótimo estado, em Montevideu.
Mas que parece estranho, isso é inegável.
Muito estranho...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Prezado Scylla,
Quando vi a foto, pensei se tratar do "Variantão", veículo que habita a seção nebulosa de minhas memórias de infância. Porém, uma rápida pesquisa no google esclareceu que são carros diferentes. Portanto, acho que nunca vi uma dessas.
Abraço
Lembro bem que o motor era praticamente dentro da cabine. E o barulho dentro do veículo, ensurdecedor.
Aliás, íamos virtualmente em cima do motor.
O mundo do automobilismo é feito de tendências, não importa se boas ou más, úteis ou injustificáveis. É por isso que, como dizes, carro de quatro (ou cinco, como dizem os técnicos, contando com o portamalas) portas era discriminado e, a partir do final da década de 1980, passou a ser essencial, a ponto de todo modelo de entrada ter a característica, ficando as versões duas (ou três) portas para o modelo de entrada de serviço!
Que eu me lembre, houve uma época de minha infância em que andei numa Brasília de quatro portas. Tinha uma cor entre o amarelo e o verde-abacate, horrorosa. Na época, já era velha e maltratada. Não inscrevo entre as boas lembranças.
A Brasólia era um carro bom para envenenamento.
O motor traseiro, bem "assoprado", dava um bom caldo!
Uma de 4 portas nunca vi!
Caro Scylla. As Brasilias 4 portas existiam em Belem e eram usadas preferencialmente por taxistas virtude sua baixa manutenção como todo Wolksvagem. Tive Brasilia 2 portas e este possivel barulho ensurdecedor as minhas não possuiam. É bom relembrar o passado. Pedro Carvalho
De 4 portas eu realmente não me lembro de ter visto.
Mas o carro marcou a história automobilística brasileira e nas ruas de Belém ainda vemos várias de 2 portas.
Abs.
Tinha um senhor na minha cidade(Leme-sp) que ele tinha uma, branca, até que um belo dia ele bateu e justo a porta traseira. E para infelicidade do senhor ele não conseguia encontrar a bendita porta eis que ele teve uma idéia brilhante, soldar a porta e não abrir mais!
Postar um comentário