sexta-feira, 10 de abril de 2009

Câmeras Nikon em comparativo



Em foto de 5 megapyxels, obtida com uma turística Sony Cybershot W1, eis então minhas atuais câmeras. Da esquerda para a direita, a novíssima D80 e a Semi-nova D40.
Duas máquinas que fazem a alegria de um fotógrafo amador como eu.
Iniciei com as Cybershots, como a maioria dos amadores e recentemente, passando por uma superzoom amadora (12 x) como a Sony DSC H5, entrei no mundo das digitais semi-profissionais SLR, como estas Nikon.
A D80, está montada com uma objetiva zoom de até 200 mm. O suficiente para minhas estrepulias. E a D4o mostra uma grande angular de 18 - 55 mm. A D80 é maior, mais pesada, robusta, e definitivamente não é tão "amigável" quanto a D40, que possui uma animação em seu painel LCD traseiro, mostrando a situação do diafragma e o tempo de exposição. Coisa que vem ao encontro de usuários iniciantes, que já deixou de ser o meu caso, após todos estes anos.
Na D80, tudo é monitorado por um pequeno painel LCD monocromático retroiluminado em verde, na face superior da câmera, ao lado da sapata do flash auxiliar. Lá você terá que se contentar em ver o número "f" de sua abertura, o tempo de exposição, o tipo de foco, balanço de brancos, entre inúmeras outras informações que talvez você nem precise. Mas está tudo lá. Claro que ela possui o bom painel LCD traseiro, a exemplo da D40. Mas só para ver suas fotos e fazer ajustes nas configurações, que diga-se, são muitas.
A D40 é a minha câmera de coração, posto que foi a primeira digital SLR que pude manipular e aprender. Além de muito mais leve que a D80. Mas a empunhadura da D80 é inigualável. Nada que se compare a qualquer outro tipo de câmera antes por mim manipulada. Uma experiência incrível. Ambas, em conjunto, fazem a alegria de minhas cada vez mais frequentes incursões neste nem sempre fácil mundo da fotografia.

3 comentários:

Val-André Mutran  disse...

Utilizo a D-40 como ferramenta de trabalho. É de propriedade do Gabinete onde trabalho. Sugestão minha ao meu assessorado.
Transito com cinco canhões da Sigma, flash e filtros no meu dia a dia aqui.
O resultado é sempre, acima de minhas expectativas, posto que tenho por obrigação de ofício, enviar às médias (plural de mídia) material diferenciado se quiser emplacar meu assessorado no noticiário.
Em casa, possuo uma Cannon EOS Rebel Xti, com canhões estabilizados da própria marca. Flash 580 Ex II - o Top de linha profissional da marca; motor e bateria profissional externa. Filtros e outros acessórios para a sua boa manutenção.
É show de bola.
Nikkon e Cannon são duas das melhores fabricantes do mundo fotográfico.
Comprem sem pestanejar.
Vale cada centavo.

Carlos Barretto  disse...

Vais acabar com uma lombalgia de tanto carregar peso, Val-André. Já ando reclamando de ter que carregar estas duas.

Rsssss

Val-André Mutran  disse...

São os ossos do ofício doutor.
Abs.