domingo, 12 de abril de 2009

Um presente de Páscoa



Meu presente de Páscoa aos leitores que já devem ter saboreado um belo ovo de Páscoa, pratos sofisticados e bebidas finas ao lado de seus familiares e amigos queridos, é direcionado aqueles que sequer têm o que comer hoje.

A fome, a miséria, o desprezo por aqueles que nada possuem, deixa-me a pensar, para onde a humanidade quer ir, afinal?

O tom de cobrança é para despertar a bondade que sei que existe em cada um de nós. O recado é de acordo com a consciência e atos de cada um.

Não estou falando de assinar um cheque e doá-lo. Falo de efetivamente darmo-nos. De corpo e alma para os mais necessitados. Usando o nosso tempo livre. Praticar esse ato cristão que tão bem nos faz.

Experimente!

Esses tantos que nada tem além de uma mão amiga. Mesmo que seja a presença de um desconhecido que não aguenta ficar no conforto de seu Lar, de sua Casa de Praia ou Campo. De sua fazenda onde pastam muitas cabeças engordando e com destino aos frigoríficos a lhes render lucros...
A presença diante daqueles incapazes. É surpreendente como, apesar de tudo o que lhes resta de dignidade nessa vida; envergonhados de pedir a esmola para comprar o pão aos seus famintos. Quando olham nos olhos dos que os querem bem, tudo muda.

Será que somos gladiadores ou somos o César moderno?

Com certeza nenhuma coisa ou outra, acredito.

Sabem por quê? Porque acredito que a lição que ele nos deixou supera a tudo (os gladiadores) e a todos (o César).

Pensem nisso.

Uma boa Páscoa a todos.

A montagem da música para embalar esse pensamento é de minha autoria e está na trilha sonora do filme Gladiador.

2 comentários:

. disse...

Oi, Val-André!
Não lembro a última vez que comemorei o significado da Páscoa, que pra mim é apenas um feriado mesmo, mas, sem dúvida, a reflexão que propões é válida. Muito válida e, acima de tudo, necessária.
Mas acho que não "apenas" porque é Páscoa, mas porque o mundo precisa de mais amor e dedicação ao próximo.
Falo isso porque acho que a motivação vai mundo além do fato de ser cristão (muitos que lerem teu texto não são). Está no "simples" fato da obviedade que deveria ser fazer pelo próximo tudo o que gostaríamos que fizessem por nós. Até os mais egoístas deveriam pensar assim, para o seu próprio bem. Afinal, toda ação gera uma reação. E amor e solidariedade acredito seguirem o mesmo caminho.

Beijocas e que teu texto tenha a força que ele propõe.


PS: Já é madrugada e tô com sono. Espero ter me feito entender... rsrsrs

Val-André Mutran  disse...

Foi clara sua mensagem.
Um pouco menos egoístas é um ótimo começo.
E quem faz caridade não divulga. Não precisa. Caso contrário é ação de marketing pessoal para colunas sociais de jornais.
Abs.