terça-feira, 28 de julho de 2009

The other side of the New Order Special – Part I e II

Ouça o primeiro bloco no player abaixo




Aqui a segunda parte.



Formado pelos integrantes do Joy Division, o New Order também gerou seus filhotes: quatro outros projetos que fincaram as bases da moderna música eletrônica como a conhecemos hoje. São eles: Electronic, Monaco, The Other Two e Revenge. Dividi o assunto em post´s a partir deste. Revenge é um caso a parte e será objeto de um quinto post no futuro.

Vamos direto ao Electronic. Lançaram quatro álbuns e sua formação (Bernard Sumner, vocalista do New Order, e Johnny Marr, guitarrista do extinto The Smiths), resultou num som de primeira qualidade. Os rapazes utilizando-se de elementos dançantes, uma característica marcante do New Order, quando este estabeleceu um novo som a partir do pós-punk inglês quando da extinção do Joy Division, que acabou em razão do suicídio do vocalista Ian Curtis, é o princípio das coisas.

Com colaborações especiais como a do vocalista da dupla britânica de synthpop Pet Shop Boys, Neil Tennant e Karl Bartos, do grupo alemão de música eletrônica Kraftwerk, a banda ganhou as paradas de sucesso mundiais com um som melodioso, com a utilização em larga escala de sintetizadores e drum machines com uma programação altamente elaborada, sem abrir mão da guitarra como elemento percussivo – outra novidade introduzida pelo New Order –, os caras arrasaram.

Aliás, esse caráter colaborativo entre os músicos ingleses é um fenômeno que acho sensacional, principalmente se levarmos em conta a cidade industrial de Manchester. Fica a clara intenção que todos se conhecem e são amigos, facilitando essa simbiose de idéias para o desenvolvimento de novos projetos musicais. Uma lição para certos egos que bem conhecemos.

O talento de Johnny Marr fica evidente em “Getting Away With It”. O embalo de “Reality” não deve nada aos melhores singles do New Order. Quem disse que música dançante não tem inteligência quando bem feita? “The Patience of a Saint” é o Pet Shop Boys sem tirar nem por.
A música que mais gosto desse bloco é “Some Distant Memory”, talvez em função de minha paixão pelo Kraftwerk. É apenas uma questão de gosto.

Nas músicas do álbum “Raise the Pressure”, notamos um Electronic mais pesado e maduro, com letras superiores ao antecessor. Gosto desse trabalho do início ao fim.

>>Set List<<

Bloco Electronic I – Álbum Electronic

01- Soviet
02- Getting Away With It
03- Idiot Country
04- Reality
05- Tighten Up
06- The Patience of a Saint
07- Get The Message (Extended Mix)
08- Get The Message (DNA Groove Mix)
09- Try All You Want
10- Some Distant Memory
11- Gangster (FBI mix)

Bloco Electronic II – Álbum Raise the Pressure

01- Forbidden City
02- For You
03- Dark Angel
04- Untill the End of Time
05- One Day
06- Second Nature
07- If You've Got Love
08- Out Of My League
09- Interlude
10- Freefall
11- Visit Me
12- How Long Time Can Tell

P.S.: Os cd´s desse special foram importados semana passada de Londres.

Nenhum comentário: