sábado, 14 de novembro de 2009

O bom combate

Na década de 80, um sujeito esquisito com óculos grandes em rosto pequeno, e aquela inegável aparência de nerd, fez a seguinte declaração em uma palestra:

Para criar um novo padrão (uma base), é necessário algo que não seja apenas um pouco diferente, é preciso de algo realmente novo, que de fato atraia a imaginação das pessoas. E… o Macintosh, de todos os computadores que já vi, é o único que atende esses parâmetros.

Nesta quarta, referindo-se a Steve Jobs, ele repetiu o feito:

"Ele realizou um trabalho fantástico. A Apple possui um negócio um pouco diferente, no qual eles fabricam hardware e software juntos. Mas quando Steve estava voltando à Apple, o que ocorreu através da aquisição da NeXT (que ele comandava), a Apple não estava nada bem. Na verdade, era bem provável que ela não fosse sobreviver.

Ele reuniu uma equipe, trouxe inspiração para ótimos produtos e um design que recuperou uma força incrível para a Apple na criação de coisas maravilhosas. E é ótimo ter concorrentes assim. Nós desenvolvemos softwares para a Apple, a Microsoft faz isso. Ela compete com a Apple. Mas ele, dentre todos os líderes da indústria com quem já trabalhei, foi o que mostrou a maior inspiração, e ele salvou a companhia."


E assim, Bill Gates, entra mais uma vez para a história da microinformática, reconhecendo o valor da concorrência. Muito embora, ele também já tenha entrado para a história, menosprezando aquilo que atualmente, para nós é tão banal: a própria internet.

[Via Blog MacMagazine]

2 comentários:

ASF disse...

Ótima citação! Me ocorreu exatamente a mesma referência quando li o comentário recente do Gates.

Eu acrescentaria apenas mais uma coisinha, sobre o nosso amigo mais rico do mundo: o cara também entra para história como um craque do blefe, afinal ele construiu um império a partir da venda de dois produtos que não existiam, estou falando do BASIC para o Altair e do MS-DOS para a IBM.

Há também o Windows, o maior beta teste da história. O sistema rendeu uma quantia fabulosa de dinheiro à Microsoft e jamais ficou pronto.

Citadino Kane disse...

Barretto,
Foi muito legal te conhecer hoje no aniversário do Andrézão.
Obrigadooooooo!!!
Pedro