domingo, 15 de novembro de 2009

Ubik, Belém e os Zeppelins


Ubik; Philip K. Dick


Zeppelin; Life Magazine

Freud que me perdoe, mas nunca dei muita importância aos sonhos.
Porém todo livro que leio do Philip K. Dick me transporta invariavelmente ao universo dos sonhos densos e repetidos, de manhã cedinho.
Como estou no segundo livro em seguida do mesmo autor, sempre lido bem tarde da noite, em estado de exaustão “light”, fui vítima de um sonho tão ou mais real que a própria realidade.
O livro, Ubik (um dos 100 melhores do século passado, segundo a revista Time), passeia nada sutilmente pelas questões da ubiqüidade e da transtemporalidade, tendo no seu terço final fortes cenas de um truculento pseudoretorno ao passado, especificamente ao ano de 1939.
Pois justamente na noite do penúltimo capítulo fui “abduzido” em sonho para a Belém dos Zeppelins, os ônibus em formato de dirigível que nas décadas de 40 e 50 foram produzidos no Maranhão e enviados para Belém e Manaus.
Na verdade eu pouco sabia ou sei dos ditos coletivos, salvo parcos comentários avulsos colhidos através dos anos de que “era chique passear neles”, ou de que “eles eram lindos, forrados em couro”.
Pois no sonho tive a oportunidade de andar num Zeppelin por um dia inteiro, de conversar com senhoras que voltavam do cinema, de ouvir sobre os detalhes técnicos do motor Dodge relatados por um motorista careca e verborrágico, de sentir o cheiro e a vibração, enfim, de viver uma tremenda experiência neurosensorial, mesmo que onírica.
Ao despertar, tive plena certeza de que Dick estava certo em sua famosa frase: “reality is just a point-of-view”.
Sonhará alguém com o Sacramenta-Nazaré daqui a 50 anos?

4 comentários:

Itajaí disse...

Ou o Sacramenta-Nazaré seria o pesadelo de alguém cem anos à frente de nós? ;-)

José Maria disse...

Falando em Zeppelin tem uma imagem "nova" deles rolando na net, uma "inédita" da Life colorida com o zeppelin parando em um clipper lá perto da praça do relógio.

Aqui vai o link, está tem que capturar.

http://carrosantigos.wordpress.com/2009/01/07/viacao-triunfo-e-os-onibus-zeppelin-do-para/

Scylla Lage Neto disse...

Sim, Itajaí, você acertou na mosca: um sonho de terror, classe C, chamado "Sacra-Bala"!
Abs.

Scylla Lage Neto disse...

Valeu a dica, José Maria.
Obrigado e um abraço.