terça-feira, 15 de junho de 2010

Avanço com "delay"

Usuários de TV Digital, aberta ou fechada, o máximo da tecnologia em qualidade de áudio e som, estão experimentando nesta copa do mundo, o lado ruim da força. Um desconcertante atraso (ou delay) de 2 a 5 segundos, faz com que tomem conhecimento dos gols da copa, pelos gritos da torcida. Acabou o elemento supresa para estes usuários.
Talvez isto crie a situação constrangedora, de assistir os jogos da copa, com uma modestíssima TV analógica CRT de 14 polegadas, ao lado da LED com conversor digital integrado.

25 comentários:

Itajaí disse...

O retardo aqui em Brasília foi de escandalosos 20 segundos.

Itajaí disse...

E a propósito, nem precisa de duas tvs. Basta comutar para o analógico e tudo fica on time.

Anônimo disse...

O delay é uma característica da transmissão da TV Digital e não se trata de uma falha ou problema na transmissão. Ele só é percebido se houver comparação com a transmissão analógica da mesma transmissão. Coisa semelhante ocorre com sinal transmitido via satélite versus transmissão local, por motivos diferentes é claro.

Carlos Barretto  disse...

Ou seja: ganhamos em qualidade e perdemos em todo o resto.
Tsc, tsc, tsc!

Itajaí disse...

Exatamente, Antonio. Aqui temos um debate riquíssimo para explorar. A comparação entre as duas tecnologias esclarece que existe um problema não de eficácia, mas de efetividade entre o analógico e o digital, que pode perturbar o desejo de ter tudo em tempo real em nosso mundo midiático. Além do mais, o assincronismo observado me faz lembrar um das mais geniais sacações da Física com respeito ao tempo, quando Heisenberg praticamente fundamentou a discussão da Relatividade ao postular que não podemos determinar simultaneamente a velocidade e a posição de um corpo na mesma unidade de tempo.

Carlos Barretto  disse...

Pô! Comutar para o analógico e perder aquelas belíssimas imagens??? Acho que vão ter que inventar salas à prova de som externo para os usuários de HDTV. Ao menos na época dos jogos da copa.
Rsssss

Itajaí disse...

Tem de haver algum custo para ser "up to date", meu caro. Mas também eu prefiro a qualidade de alta definição. Nessa tarde ficávamos com os ouvidos nos vizinhos; quando eles berravam, aguardávamos vinte segundos para então gritarmos GOOOOOL em sincronia com a transmissão HDTV! Foi divertidíssimo. Eu os batizei de sentinelas avançadas do futebol brasileiro.

Marcelo disse...

O Carlos tava em casa na hora do jogo. Paguei um mico daqueles, pois ao ouvir a gritaria de Gooool (aliás notadamente um som mais feminino) dos vizinhos, corri pra janela pensando haver algum tipo de incêndio no Hotel ao lado. Putz ! Meus amigos de longa data, convidados pra assistir em meu apto o jogo, riram a valer ao ver minha cara de espanto! Um dos argumentos q usei pro convite foi justamente as alternativas q tinhamos, TV Full HD 1080, conversor Analógico/digital e Sky HDTV ... e os vizinhos viram tudo primeiro !
Mas, acho q tem uma solução: a antena interna(q deve ser projetada para recepção HD) deve ser primeiro ligada à TV e depois (através de um cabo macho/macho) ligada ao conversor A/D. Assim, podemos comutar de transmissão analógica pra digital a qualquer momento. Além disso há uma segunda vantagem nesta ligação: as transmissoes das TVs abertas em HD (3 aqui em Belém), normalmente está associada a um baixo volume do som sem meios de aumento, pois o conversor não possui essa opção (não é amplificador de som). Com a instalação do cabo mencionado o som entra primeiro na TV, da TV podemos sim ligar a um minisystem que amplifica o som !

Carlos Barretto  disse...

Rsss. Foi hilário! Mas foi exatamente o mesmo mico que todos nós usuários de HDTV pagamos.
A solução para o som é exatamente esta, Marcelo. E o investimento em um Home Theater também. Já existem modelos LG bem mais acessíveis e com boa qualidade de áudio. O melhor mesmo, é adquirir um já com BlueRay player. Neste caso, eu compraria tranquilamente teu Blue Ray Player pelo preço de custo, já que meu Home Theater ainda veio com DVD Player.
E assim, resolveríamos mutuamente nossos problemas.
Que achas?

Abs

Marcelo disse...

Boa proposta Carlos, vou pensar e te aviso. Meu BR Player é Sony. Contudo, há um probleminha, no meu caso, com o uso de um Home Theater que não lembro agora qual é.

Itajaí disse...

Importante também é o tocador de blueray ser desbloqueado. Mas compra e venda no Flanar não rola comissão? Rsrsrsrsrs.

Carlos Barretto  disse...

Hehe!

Marcelo disse...

Pelo q soube, uma das vantagens do BD (Blu-ray Disk sem o "e", pois nome com cor não pode ser patenteado) é já estar configurado para a mesma região da América do Norte, região A/1, diferentemente do DVD, onde a América do Norte está na região 1 e o Brasil e América Central na região 4. Assim, td q vier dos nossos vizinhos ricos será visto imediatamente em nossas casas. Não sei se foi a isso que o Itajaí se referiu como "desbloqueado".

Marcelo disse...

Uma correção em relação a post anterior (tô procurando as coisas). O sinal da antena interna (mais barata e boa) ou externa, deve entrar obrigatoriamente no conversor A/D (audio e video), afinal ele vai converter a IMAGEM recebida para digital (qualidade e tal). O cabo coaxial mencionado leva este mesmo sinal à TV, mas a idéia é ter o som amplificado a partir da TV, pois lá tem-se a saída AUX q pode levar a um MiniSystem, portanto amplificador de SOM. Como a saída HDMI Out do conversor tá ligado em uma HDMI In da TV, a imagem vai sair na TV e o SOM no MiniSystem. Vou procurar o maldito cabo (não fornecido junto com nenhum dos equipamentos) e testar. Se não houver nenhum fato novo aqui no Blog, posto contando !

Carlos Barretto  disse...

Resolvi refazer o comentário que fiz. Vejamos então.

Deixa eu ver se entendi:
O que procuras então é um cabo tipo RCA estereo (2 canais, vermelho e preto/branco), macho macho, para ser conectado na TV (Audio OUT) e em seguida no "mini system" (AUX IN) ?
Se comprares o Home Theater (HT) e ti lvrares do BR Player, liberarás uma porta HDMI IN da TV, que será utilizada para conectar o HT, que com certeza, possui uma porta HDMI também, que trafega áudio e vídeo com a a TV.
Talvez a exiguidade de portas HDMI IN na TV, com a configuração atual, seja a limitação que citaste quanto a adquirir um HT.
Entendeste meu raciocínio? Ou eu não entendi nada?
Rssss

Marcelo disse...

Carlos, precisamos de um desenho. Como se posta um desenho aqui, já que é pra compartilhar? Te mandei por email as minhas ligações daqui !

Itajaí disse...

Ocorre, Marcelo, que o catálogo de Blu-ray (obrigado pela correção)
é ainda incipiente no Brasil. Logo os dvds ainda serão por muito tempo utilizados. Inclusive porque muita coisa se perde nesses upgrades tecnológicos. Por exemplo, existem filmes em formato VHS que nunca foram levados para o catálogo de DVD, por exemplo.

Carlos Barretto  disse...

Marcelo
Desenho em comentários é impossível. Mas vc pode fazê-lo, escaneá-lo, hospedá-lo em algum link e disponibilizá-lo para que possamos estudá-lo e dar opiniões.

Marcelo disse...

É verdade Itajaí ! Só tive $$$ disponível pra investir em BD até agora apenas em um: Cirque du Soleil: Corteo. Carézimo e caríssimo!
Mas, convenhamos, estamos entulhados de DVDs ! Minha opinião há tempos é a de que não se pode correr atrás de tecnologia, pois gastaremos todo o nosso rico dinheirinho e nunca conseguiremos alcancá-la. Sem falar que não dá pra competir com os "vizinhos" influentes por essas bandas, os americanos !
Carlos, vou colocar o desenho, temporariamente, aqui: http://www.ufpa.br/marcelo/HDTV_em_casa.htm

Carlos Barretto  disse...

Ok. Marcelo. Já recebi teu desenho por e-mail e entendi as ligações de teu "setup". Já te respondi por e-mail e confesso que joguei a toalha quanto a provável solução. Mas é bom deixares o link para, quem sabe, alguém com a mesma experiência, possa dar alguma sugestão ou o "pulo do gato" para resolver definitivamente o problema do áudio.
Já o "delay", já sabemos que ele vem "onboard" com a transmissão digital.
Fazer o quê?
Abs

Carlos Barretto  disse...

PS: Esta história toda, me deixou num "brain storm" daqueles por aqui.
Ahahahahahahah!

Marcelo disse...

Carlos, sempre é assim. A gente resolve 1 problema e ganha outros 2 ou 3, mais complicados, principalmente na área tecnológica. "Eles", os caras-pálidas (aí me incluo como índio), fazem isso em reuniões sérias de executivos com áreas de pesquisa, operacional, suporte e ... vendas. O Bill Gates dá o prêmio de melhor vendedor do ano ao Presidente da Intel e este o devolve ao mesmo, sucessivamente, sem cessar ! No próximo post volto ao assunto principal.

Itajaí disse...

Marcelo,
O preço desses discos é outra esculhambação no Brasil. E, por exemplo, para quem gosta de música ficar entregue a locadora não dá futuro...
Concordo contigo quanto a essa questão tecnológica. Há que ter muito cuidado, porque não podemos nos deixar influenciar por uma dinâmica de mercado que é a norte-americana, na maioria das vezes, mesmo na crise, a maior do mundo.
Por exemplo, arrependo-me amargamente de ter desmontado meu som analógico. Alguns discos nunca foram gravados em CD e, hoje, se você quizer montar um sistema de qualidade média vai descobrir que é para bolsos de milionários. Imagina que hoje os caras articulam design arrojado de pratos com amplificadores valvulados e chegam a cobrar até U$50,000,00!!!! Uma agulha pode custar mais de U$ 1 mil dólares!!!
Tudo bem que o som digital veio para resolver um risco de mercado, mas toda vez que eu escuto um CD que ouvi no analógico a memória reclama. Além do mais a obrigatoriedade de bater o CD com a escolha de um modo de audição pré-formatado é cruel. Saudades do tempo em que se punha um disco na vitrola, fosse qual fosse o estilo de música, e o resto era com o ar e os ouvidos.

Marcelo disse...

Concordo Itajaí. Tenho aqui tbm minhas raridades em vinil clássicas tipo Strauss, Chopin, Beethoven, Strawinsky, etc, q guardo como se me bastasse vê-las sem precisar ouvi-las. Já pensei até em pagar para passar para DVD ... Bem, agora seria melhor passá-las todas juntas para um Blu-ray camada dupla de 50 enormes gigabytes. :(

Marcelo disse...

Outro reajuste de palavras anteriores. O problema do som baixo demais que ouvimos no dia do jogo, oriundo de TVs abertas com transmissão digital, o que nos obrigou a ir para a alternativa SKY HDTV, podia ser resolvido simplesmente aumentando-se o volume do conversor A/D (ele vem de fábrica regulado para volume baixo). Não se precisa do cabo que mencionei. Como disse o Carlos por telefone, o som já sai do conversor para a TV através do cabo HDMI. Mas na hora do sufoco do jogo ... e, mesmo depois, esqueci de reexaminar o controle do conversor.