quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Hype by Unesco

Quando se trata de design, qual a cidade no mundo que lhe vem à cabeça? Milão, na Itália, dirão alguns. Mas para a Unesco, a resposta é Seul (foto ao lado). A capital sul-coreana foi declarada recentemente a Cidade do Design pela Rede de Cidades Criativas da agência da ONU para a Educação Ciência e Cultura. Outras cidades criativas recém-nomeadas são: Dublin (Irlanda) como a cidade da Literatura, Icheon (também Coréia do Sul) como a cidade do Artesanato e das Artes Populares, e Östersund (Suécia) como a cidade da Gastronomia. A Rede das Cidades Criativas existe desde 2004 para incentivar o aproveitamento do potencial criativo, social e econômico, sobretudo das comunidades locais, no que se refere ainda ao Cinema, Desenho e Arte Digital. A idéia é promover o intercâmbio entre essas cidades, incentivando a diversidade cultural no mundo. As cidades que ganham o título recebem apoio para criar novas oportunidades no campo do turismo criativo - aquele conceito de que as artes em geral, e a gastronomia em particular, atraem turistas.
Bem, só o título desperta atenção para cidades que nem mesmo aqui na Europa a gente ouviu falar, como no caso de Östersund e Icheon. Soube que Florianópolis se inscreveu para ser uma das cidades da Gastronomia da Rede da Unesco. Não sei não, mas acho que Belém pode ser um forte concorrente. Falta quem se habilite a propor a candidatura. O passo a passo está no site da Unesco.

Um comentário:

Yúdice Andrade disse...

No campo da gastronomia, não hesito em afirmar, sem o menor traço de bairrismo, que Belém seria um forte candidata. Temos não apenas os pratos (exóticos, para os de fora), mas também os ingredientes - uma profusão de elementos autóctones capazes de deslumbrar os mais variados paladares.