quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Wise Up, de Aimee Mann



No hoje cult movie Matrix, o agente Smith, um firewall bom de briga, adverte em determinado momento o herói Neo que ele não conseguiria fugir de seu destino – o de ser engolido pelo mundo virtual que dá nome ao filme. Ninguém escapa do sistema, a se utilizar uma expressão cara aos filmes com certo apelo social: o destino seria inevitável, segundo Smith.

Predestinação, conceito teológico decorrente da inevitabilidade, e livre-arbítrio se confrontam o tempo todo na trilogia (Matrix, Matrix Reloaded e Matrix Revolutions). Seja no mundo da Matrix, seja no mundo real, Neo tem uma missão a cumprir – que seus companheiros têm por certo ser seu destino –, mas sofre ao ser sempre apresentado a escolhas que podem fazê-lo fugir de sua rota.

Se Neo tivesse escapado de Matrix e pudesse ser personagem de outro filme – Magnolia, do americano Paul Thomas Anderson – ele teria desistido de lutar contra o futuro. Em poucos filmes do grande circuito há uma crença tão forte no determinismo, na predestinação, na inevitabilidade das situações. Em Magnolia, tudo converge para um final preanunciado, do qual os personagens, por mais que tentem fugir, não conseguem escapar.

A bela trilha sonora da película, quase toda composta pela americana Aimee Mann, reforça o sentimento de angústia que acomete o espectador: o futuro dos personagens está escrito e ninguém dele escapa, segundo Paul Thomas Anderson. O recado é claro: so just give up, como diz Aimee.

No vídeo acima, Wise Up, com Aimee Mann, como a canção é apresentada no inspiradíssimo Magnolia. Vale a pena assistir.

2 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Francisco, você trouxe à superfície a essência da cidade subterrânea de Zion e da cidade das máquinas, simultaneamente.
Maravilhosa canção e ótimo link entre dois dos meus filmes favoritos.
Curiosamente "So Give Up" e "Don´t Give Up" soam muito próximos, na fonética e, às vezes, nas atitudes a serem tomadas na vida.
Um abraço.

Francisco Rocha Junior disse...

Scylla,
Adoro a trilogia Matrix, assim como acho Magnolia um dos filmes americanos mais inteligentes dos últimos 20 anos.
Todos têm esse link, como dizes, da inevitabilidade. A trilha de Aimee Mann é muito bonita, também. Acho que é uma bela dica de Natal rever as películas, ainda que de espírito natalino elas nada tenham.
Abração.