terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Jobs mais uma vez impacta o mundo da tecnologia

Justin Sullivan/Getty Images
Sem a menor dúvida, a notícia que abalou o mundo de TI ontem, foi o anúncio de leave of absence de Steve Jobs da Apple. O termo em inglês, foi empregado originalmente no e-mail que Jobs redigiu a seus funcionários e à imprensa mundial. E pode ser traduzido como "afastamento". Sua mera publicação, levou a uma queda nas ações da Apple de 7,6% e provocou alguma comoção entre investidores e consumidores. 
De imediato, a imprensa especializada mundial pôs-se a buscar novas informações que explicassem a súbita decisão.  Mais uma vez, o mundo é tentado a projetar cenários cataclísmicos sobre a performance da empresa de Cupertino sem o comando daquele que acabou por se transformar em símbolo máximo de todo e qualquer empreendimento da maçã.
A flagrante economia de palavras contida no anúncio oficial, associada ao desejo de privacidade manifestado por Jobs, de fato, só fazem gerar mais polêmica e fabricação de rumores. Mas por trás de tudo, há a eterna dúvida: seria a Apple capaz de manter a mesma pujança e inovação que manifestou nas últimas décadas durante seu comando? Esta resposta, além de apostas apaixonadas ou mesmo mero exercício de especulação, não teremos.
Contudo, algumas publicações como o The New York Times, que dedicou destaque especial ao afastamento de Jobs, iniciaram uma espécie de análise de evidências que antecederam a decisão, em busca de alguma pista sobre o seu real estado de saúde. Jobs, como muitos, é um homem metódico e afeito a rotinas inarredáveis em seu cotidiano. Mudanças muito evidentes em seu dia-a-dia, são rapidamente observadas por amigos, pessoas próximas e inúmeras fontes anônimas. Vamos então às informações elencadas pelo NYT, além de outras que recolhemos de variadas fontes na web.
  • Steve Jobs, 55 anos, teve diagnosticado um câncer de pâncreas em 2004. Na oportunidade, chegou a declarar estar curado de uma raríssima forma deste tipo de câncer(geralmente de mau prognóstico), após submeter-se a uma Duodenopancreatectomia (Whipple procedure). De fato, segundo informações da Wikipedia, Jobs sequer teria se submetido a algum tipo de quimioterapia ou radioterapia. Tim Cook, Gerente mundial de vendas e operações da Apple assumiu a empresa no período;
  • Em 2008, durante uma de suas keynotes, Jobs estarreceu o mundo ao reaparecer com um visual flagrantemente caquético, que justificou como um "commom bug" que se devia ao procedimento cirúrgico que teria se submetido em 2004. Neste momento, o Bloomberg inadvertidamente chegou a publicar seu obituário, com a data de nascimento e causa mortis em branco; !!!!! Ao final de 2008, sua ausência na MacWorld Conference and Expo foi notada;
  • Em 5 de janeiro de 2009, Jobs justificaria sua ausência por um desbalanço hormonal. Contudo, poucos dias depois, daria nova declaração afirmando que seus problemas  de saúde seriam mais complexos do que imaginava e fez um pedido de afastamento por 6 meses, deixando a empresa uma vez mais sob o comando de Tim Cook. Em abril, submeteria-se a um transplante de fígado, retornando ao comando da Apple em Julho de 2009;
  • Desde este momento, apesar de manter a mesma aparência algo desnutrida, Jobs participou pessoalmente de todos os lançamentos da empresa, durante todo o ano de 2010;  
  • Contudo, segundo levantou o NYT, desde outubro de 2010, Jobs reduziu significativamente suas aparições públicas, aparentando uma certa fragilidade. Fontes anônimas afirmam que ele estaria padecendo de problemas do sistema imunológico, comuns em pacientes que se submetem a transplantes de fígado. Tal fato, deixaria sua saúde sujeita a "altos e baixos".
  • Mudanças de rotina, já foram notadas como redução de suas idas ao escritório para 2 vezes na semana, almoço no escritório (ele sempre o fazia na cafeteria da empresa), apoiar-se em   terceiros ao caminhar, além de um progressivo inchaço ou edema.
  • Médicos consultados pelo NYT afirmam que alguns problemas são comuns entre os pacientes que se submetem a transplante de fígado. Poderosos imunosupressores são prescritos para prevenir a rejeição. Estes, além de deixarem os pacientes mais suscetíveis à infecções, podem também contribuir para a disseminação do câncer. Seus efeitos colaterais incluem taxas glicêmicas elevadas, diabetes, dano renal, hipertensão arterial, diarréia, níveis sanguíneos elevados de gorduras e colesterol, erupções cutâneas e baixa contagem de leucócitos. Ainda segundo os médicos, a rejeição total de um transplante de fígado é muito rara. O motivo original para o transplante de fígado, nunca foi revelado publicamente. Mas segundo os médicos, a razão mais provável é que o câncer de pâncreas tenha se espalhado para o órgão.
Estes são os fatos, obtidos via Wikipedia e fontes anônimas do NYT. Agora, resta-nos saber, como a empresa de Cupertino vai se sair, uma vez mais sob o comando de Tim Cook, num momento crítico, em que consegue alinhar-se entre as maiores do mundo da tecnologia, competindo com Google, Microsoft e Samsung. "Ele pode ser o C.E.O. mais vital de nossa era", afirma Michael Useem, professor da Wharton School na University of Pennsylvania e diretor do Center for Leadership and Change Management. E sempre existem os analistas que temem que seu retorno jamais ocorra.
I love Apple so much and hope to be back as soon as I can. Foi assim que Jobs encerrou ontem sua mensagem de afastamento.


Mais informações:

Um comentário:

Raul Reis  disse...

O impacto dele na tecnologia dos seculos 20 e 21 tem sido fenomenal. O Financial Times de hoje tem varias materias sobre ele e a Apple.

Em destaque, obviamente, o fato de que a Apple anunciou LUCROS de 6 bilhões de dolares ontem! http://www.ft.com/cms/s/2/5c61247a-232b-11e0-b6a3-00144feab49a,dwp_uuid=31a10250-e970-11de-be51-00144feab49a.html#axzz1BVY4xCfw

Aqui eles publicam um timeline da carreira de 40 anos do Steve Jobs: http://www.ft.com/cms/s/2/b19a39b6-2265-11e0-b6a2-00144feab49a,dwp_uuid=31a10250-e970-11de-be51-00144feab49a.html#axzz1BVY4xCfw

As materias já dão como certo que este afastamento dele é definitivo...

E aqui vai uma pagina com uma coleção de matérias do FT sobre a Apple: http://www.ft.com/indepth/apple