sábado, 21 de janeiro de 2012

Quem está na chuva é prá se molhar?

-----------------

No começo dos anos 1900 é estruturada uma teoria psicológica: o behaviorismo(comportamento). Essa teoria sustenta algumas teses importantes. Uma delas é a de que os indivíduos tendem a se comportar socialmente por meio de dois fatores básicos: o organismo e o ambiente. São, digamos assim, duas determinações importantes para afirmar que o comportamento dos indivíduos é o objeto de estudo da Psicologia(???). Pois bem, passados mais de oitenta anos da publicação do livro de Watson*, os estudos de audiência acabaram por inventar formatos de programas para a Televisão como o BBB.
O ambiente do BBB é uma casa na qual inúmeros "organismos humanos" vão conviver em regime de confinamento, durante meses, visando atingir um objetivo: fortuna e fama. Como a fama é um estímulo importante para fomentar a ambição humana, espera-se que os indivíduos tenham um comportamento(R) adequado às experiências estimuladas no processo de confinamento(C): É claro que a competição pelo prêmio é a estimulação central do comportamento dos participantes(E X R). Mas como se trata de comportamento humano, nem tudo é passível de controle... Ainda mais quando estímulos alcoólicos são oferecidos na ânsia de transferir o controle dos participantes para a Audiência.
Centenas de indivíduos, em algum lugar do planeta, estarão "fornicando" neste exato momento em que escrevo. Muitos tomarão uns goles prá soltar os instintos de suas jaulas racionais, - principalmente quando o sexo é um serviço, não um ato de afeto. No caso que envolveu os participantes da temporada atual do BBB, Daniel e Monique, a coisa tomou contornos inusitados - e o voyeurismo produziu diferentes olhares sobre a cena de sexo -, senhorita Monique estava desacordada; o rapaz Daniel se aproveitou da embriaguez e consumou o ato sem o consentimento da senhorita Monique.
Tenho a convicção de que os behavioristas clássicos diriam que há uma diferenciação no comportamento sexual do organismo de machos e fêmeas: principalmente sob o efeito de estimulantes.Os behavioristas radicais diriam que o estímulo maior foi causado pelo ambiente, e que comportamento foi uma punição negativa. Daí que a Rede Globo teria sérios problemas: induz o uso de bebidas alcóolicas para estimular "comportamentos" entre os participantes do programa.
Fofoca, voyeurismo, e estímulos para além das respostas esperadas, deram um susto na equipe do BBB. Que tenham aprendido alguma coisa com os acontecimentos...O fato é que nem sempre temos respostas esperadas para os estímulos provocados.....Quanto a mim? Me nego a ter uma visão moralizadora sobre o episódio.

--------------------------------
John B. Watson - Behaviorismo
E- Estimulo
R- Resposta
C-Comportamento

Um comentário:

Marise Rocha Morbach disse...

Boa essa reflexão do filósofo Janine Ribeiro. Melhor é pensar sobre a Audiência antes que o falso moralismo se abata sobre os que não tem responsabilidade sobre ele:[...] A polêmica sobre a natureza e a intensidade das carícias sob um certo edredom, numa certa madrugada, ao longo da 12ª edição do Big Brother Brasil, da Rede Globo, perdeu força com o depoimento à polícia da participante supostamente vítima de estupro. Sem se lembrar bem do que ocorrera na noite anterior, num quarto escuro vigiado por câmeras, a moça disse que tudo fora consentido. Mas a discussão não saiu do ar - especialmente entre internautas mais exaltados, via redes sociais. Justificam-se manifestações tão apaixonadas? "Eu jamais defenderia o fim dos reality shows, mas esta é uma oportunidade de discutir os limites desse tipo de programa", avalia o filósofo e professor da Universidade de São Paulo Renato Janine Ribeiro.[...]

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,contra-a-etica-do-varejo,825722,0.htm