sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Eva


Como todos sabemos, muitos bons filmes deixam de ser exibidos em Belém no circuito Moviecom/Cinépolis, o oligopólio que aniquila qualquer possibilidade de exibição de um “não-blockbuster” na metrópole da Amazônia.
Recorro com frequência ao binômio DVD/BD para tentar tapar esses buracos e foi assim que cheguei ao filme espanhol de ficção científica Eva, Um Novo Recomeço, de 2011, cujo trailer compartilho abaixo com vocês.
Trata-se de uma obra atípica, uma espécie de A.I. Artificial Intelligence um pouco pobre em efeitos especiais, porém riquíssimo em ideias. O pensamento do filósofo galês Bertrand Russell parece estar muito presente neste maravilhoso filme alternativo, um contrapeso poderoso às bobagens hollywoodianas que frequentemente engolimos goela abaixo por pura falta de opção.
Destaco também a atuação pra lá de firme de Daniel Bruhl (de Adeus Lenin e Bastardos Inglórios).
A cena em que o protagonista manipula o software de design de modelos virtuais tridimensionais, uma verdadeira interface gráfica da personalidade robótica, é de uma beleza plástica brutal.
Não posso fazer muitos comentários sobre o enredo de Eva pois é muito fácil estragar a graça da narrativa.
Gravem apenas a pergunta: “o que você vê quando fecha os olhos?”.
E bons sonhos!



4 comentários:

Erika Morhy disse...

Scylla, também me irrita sobremaneira essa oligarquia, como qualquer outra das que me vêm à mente.
Devo admitir que ficção científica nunca foi minha predileção, ou talvez não tenha assistido nenhum da categoria ao meu gosto. Quando falas em "ideias", ah, já penso logo no "soco no estômago" que sinto com as provocações de Almodovar, por exemplo. Essa dor eu gosto de sentir. Até pago pra senti-la!
Vou apostar na sua dica.
Abração

Silvina disse...

Puxa... Morri de inveja de quem ja assistiu ao filme... Sniff

Scylla Lage Neto disse...

Erika, aposte e será recompensada.
Eu aposto que será!
Rss.
Abs.

Scylla Lage Neto disse...

Silvina, se acarrrme, que num dia de inverno o verás.
Deste inverno.
Rss.