sábado, 3 de março de 2012

Pequeno motor funciona com uma pilha e "Buckyballs"

Imagem: Carlos Barretto
Em outubro, uma das aquisições que fiz na incrível lojinha do Centre George Pompidou em Paris, foi esta coisa mostrada na imagem ao lado.
Patenteado como "Buckyballs", a geringonça é encantadora (nerds não resistem).
Tratam-se de 216 pequenas esferas de aço insanamente imantadas, vendidas dentro de uma elegante caixinha de plástico transparente, já com a forma básica de cubo montada. 
Seu desafio inicial? Desfazer a forma original e remontá-la.
Pensa que é fácil? Esqueça! É bastante difícil manipular as  esferas fortemente magnetizadas. Contudo, após alguns dias algum tempo, você consegue a técnica correta para refazer o singelo cubo.
Vou adiantando que, para mim, a solução surgiu claramente após um cálculo matemático elementar. Mas quem sabe você não consegue vencer o desafio sem fazê-lo?
É claro que o cubo não é a única forma possível. Visitando o website oficial, além de conhecer outros desafios propostos, encontramos outros modelos ainda mais atraentes das Buckyballs. E também tomamos conhecimento de uma variação do mesmo produto, batizada de Buckycubes
O produto não é barato, custando cerca de 40 euros. E para mim, bastou o prazer de manipular as pequenas esferas. Nem me passa pela cabeça investir nos "Buckycubes".
Mas enfim, vejam o que um maluco fez no vídeo abaixo.



Usando uma pilha palito, um fio de cobre com formato adequado e as Buckyballs, ele construiu um elementar motor!
Bacana!Não?
Ficou interessado no brinquedinho?
Bem.
O fabricante parece ter este website em Português, onde, além de exibir um vistoso botão "COMPRE AGORA", promete "Frete grátis para todo Brasil". Porém, ao clicar no botão, nenhuma opção de compra online é apresentada. Que pena. Ao menos, lá encontramos esta importante observação: "Mantenha longe do alcance das crianças".
O produto pode ser encontrado no Mercado Livre por cerca de 100 reais. Mas esteja atento em adquirir as originais. Lá mesmo podemos encontrar similares e até mesmo falsificações grosseiras.
Ôlho vivo!

OBS: jamais deixem de ver o vídeo do website oficial. Ele é no mínimo instrutivo. 
OBS2: ia esquecendo. Veja aqui a maneira mais fácil de restaurar o cubo!

Nenhum comentário: