quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

"Unboxing" do primeiro Macbook Pro

Após finalmente ter cortado a juba, sem fazer nenhum desvio no caminho até o salão, comecei a espera pelo novo portátil, após ter me despedido com honras adequadas do velhinho de plástico branco. Em jogo também, estava a credibilidade dos prazos de entrega da Apple Store BR. Mas eles foram cumpridos fielmente. Apenas um pequeno detalhe: a Apple Store promete "remessa" em 24 h (ou seja, o despacho para a transportadora), e um prazo variável de cerca de uma semana, para a "entrega" até Belém. Portanto, só o despacho dura cerca de 24 h. Mas o produto chega no prazo prometido e o pedido pode ser acompanhado online passo-a-passo.
Eis aí então o novo Macbook Pro, modelo mais enxuto e mais barato da série, com tela de 13 polegadas, placa de vídeo com memória e processador dedicados, 160 gbytes de HD, 2 gbytes de RAM, leitor de cartões de memória, teclado retroiluminado e estrutura inteiramente de alumímio "unibody".


E ele chega assim, nesta prosaica caixinha lacrada, que é um primor de embalagem.


Antes dela, uma caixa de papelão "despintado" a envolve, tendo a empresa o cuidado de protegê-la com 4 cantoneiras de papelão rígido.


Ao cortar o lacre, surge então o almejado produto, totalmente envolvido em plástico protetor. Neste momento, o ponto culminante da realização de um velho sonho. Abaixo dele, estão ainda a fonte de alimentação, manuais, softwares embarcados e 2 adesivos da Apple. :-)


E no detalhe, um produto com assinatura. Uma obra de arte.

Após ligar pela primeira vez, tem início a rotina de configuração, que só acontece uma única vez. Nela você deve criar sua conta de usuário com login e senha, configurar sua conexão com rede local e ou internet, escolher fuso horário, teclado e finalmente, assistir um rápido vídeo de boas vindas. Daí então, é só sair usando e instalar os programas adicionais que achar conveniente.

Contudo, em meu caso, como havia premeditadamente adquirido um HD externo de 1/2 terabyte para utilizar o recurso Time Machine, já possuía nele, uma imagem completa do Macbook anterior. Sendo assim, durante a primeira inicialização, foi me perguntado se gostaria de importar as configurações de outro Mac. Respondi que sim e espetei o HD externo com a imagem do Mac antigo. E a mágica funcionou à perfeição. Após cerca de 40 minutos de cópia da imagem criada com a Time Machine, lá estava eu com a mesmíssima configuração do Macbook branco. Incluídas aí todas as contas de e-mail, mensagens, favoritos dos navegadores, documentos, imagens, músicas, filmes, configurações de segurança e outras coisas que certamente ainda nem consegui identificar que foram copiadas. Um verdadeiro transplante de cérebro bit-a-bit. Fantástico! Absolutamente mágico, simples e funcional.

Desta maneira, minha primeira inicialização foi rápida, e não precisei fazer mais nada após a recuperação da imagem do Time Machine. Logo no final, lá estava eu de cara para a mesma configuração do Macbook branco em uma máquina bem mais poderosa, com a solidez e leveza do alumínio e a atualidade do Mac OS X Snow Leopard. Após o boot inicial, 1 hora de download para baixar cerca de 700 mbytes de atualizações e pronto. Cá estou compartilhando esta experiência, que só um Applefanático pode descrever. Quanto a juba, ela agora é história. E eu agora, posso dizer: o primeiro Macbook Pro, ninguém pode esquecer.

27 comentários:

. disse...

Metido!!!
Mas tudo bem. Eu herdei o velhinho!!! Viva o MacbookPro!!!!!

Desculpa aí, Val-André!

Carlos Barretto  disse...

O PRO é puro prazer, Waleiska. E como disse, é a realização de um sonho, dos muitos que com trabalho duro (e como é duro!) e planejamento, ainda espero realizar.

Francisco Rocha Junior disse...

Que mal te pergunte - eu sei que dá pra ir no site e ver, mas por aqui é mais fácil... - quanto foi a parada?

Carlos Barretto  disse...

Dá pra vc ver bem aqui, no post Cabelos Eriçados.
http://blogflanar.blogspot.com/2010/01/cabelos-ericados.html.
São 12 parcelas sem juros de 300 reais. Facilidade de pagamento e frete grátis, são o que fazem a opção da Apple Store imbatível.

Carlos Barretto  disse...

Só um detalhe. Em Belém, por este preço, só se pagar à vista. À prazo, e mesmo assim só em 10 parcelas, o MPRO sai por 4000!! O que está fora de minhas possibilidades e planos.

Francisco Rocha Junior disse...

Égua! Caro demais pra um pobre mortal usuário de Windows como eu...

Carlos Barretto  disse...

Rsssss.
É sim! Mas faça uma forcinha, planeje que dá. E a recompensa é justa.

Raul Reis  disse...

Parabéns, amigo. O meu, de começo de 2006, já está começando a dar sinais de cansaço. Mas ainda não me decepcionou uma só vez!

Val-André Mutran  disse...

Gente. E vocês pensam que eu fiquei pra trás?
Hoje faço o unboxing do meu Macbook Pro, a ser adquirido na Fnac daqui a pouco.
Depois eu conto as immpressões.

Carlos Barretto  disse...

Beleza, VAMP.
2 almas salvas!!?? Uau!
É bom demais.
Puxa, Raul. 4 anos sem decepções? Só mesmo essa máquina fantástica para produzir este relato. É a solidez de um hardware robusto, que dispensa maiores investimentos, além daquele inicial para adquiri-lo, é claro. Eu fui feliz com meu branquinho por 3 anos. NUNCA tive qualquer problema de vírus, por exemplo. Vejamos quantos usuários de windows podem dar o mesmo depoimento. E olha que eu também ainda sou 20% usuário de windows.

Abs

André Batista disse...

Muito Ótima compra( rsrsrs ) O meu recente branquinho ainda nao esta sendo aproveitado na plenitude. Só questao de tempo, espero. Parabéns!! Pelo visto vc está saindo um bom formador de opnião.

Anônimo disse...

Francisco, será caro mesmo?

Me diga uma coisa, quantos dos softwares que você utiliza regularmente e estão instalados na sua máquina PC com Windows são legais? Ou seja, foram adquiridos regularmente pagando o preço cobrado pelo desenvolvedor?

Faça a contabilização, mas considere também as horas em que o computador deixou de funcionar por problemas diversos. Desde a necessidade de uma defragmentação do conteúdo do HD (Pra quê isso? Só mesmo no Windows), até problemas mais sérios que exigiram a reinstalação completa dos softwares na máquina.

Não sei quanto a você mas a maioria dos usuários de PC com Windows não leva isso em conta essencialmente por dois motivos: a dificulade de calcular com precisão o preço das horas improdutivas, impostas por problemas com o software, e o hábito do uso irrestrito de software ilegal.

Carlos Barretto  disse...

Rssss
Muito embora, André, esta não seja minha intenção. Estou aqui apenas para dar a MINHA humilde opinião. Mas logo, logo, aparece o gerente regional da Microsoft Belém, travestido de "anônima", para encher o saco. Pensa ele que eu não sei disso.
Hehe

Anônimo disse...

Deixe passar pela moderação os argumentos dele então. Será uma valiosa oportunidade para o debate.

Carlos Barretto  disse...

Já deixei. Mas é tudo muito deprimente.
Hehe

. disse...

Por enquanto só tenho decepções com meu Mac. Acho que minhas mechas loiras começam a me afetar, como bem disse ontem Dr. Barreto!

Carlos Barretto  disse...

Ahahahahah!
Chamo isso de SPW ou Síndrome Pós Windows. O André Batista deve ter muito para compartilhar com vc. Também é um novo usuário de um Mac branquinho igual ao seu. Suou um pouco no início. Mas depois, sempre vem a bonança.
Rssss

André Batista disse...

Dr Carlos, quais são os critérios para diagnóstico da SPW? e o prognóstico? é sempre bom? espero que seja mais uma do tipo autolimitada. rsrsrs

Anônimo disse...

Curso relâmpago para novos usuários de Mac (profilazxia para evitar a SPW), ou ainda o básicão do Mac em apenas 10 passos simples:

1- Mac não é Windows;
2- Mac funciona;

Anatomia

3- A barra de menu das aplicativos no Mac OS X (sistema operacional do Mac) estará sempre disponível no topo da tela independentemente da aplicativo utilizada;
4- A cada aplicativo executada (aberta) ou (em execução) e colocada em primeiro plano, a barra de menus exibe as opções da aplicativo em foco;
5- Na barra de menus da esquerda para direitas encontram-se:
5.1- "Maçã" - clicando nesta é possível acessar informações e configurações gerais para todo o sistema),
5.2- O nome da aplicativo em foco (está em negrito) - clicando nesta é possível acessar informações (configurações, serviços e etc) relacionados a aplicativo;
5.3- Demais opções de menu da aplicativo (exatamente como ocorre com o Windows, exceto que estas opções de menu encontram-se fora da janela permitindo liberar maior espaço para o conteúdo a ser trabalhado na aplicativo, dentro da janela),
5.4- Na extrema direita da barra de menu encontram-se informações úteis de uso geral como ícones de serviços em execução, hora e data do sistema, e uma lupa que permite acesso ao Spotlight (o big brother do Mac OS X). Experimento clicar no ícone do Spotlight e escrever qualquer coisa (a MS tenta a gerações imitar o recurso sem muito sucesso com a busca do Windows).
6- Dock (barra de botões na porção inferior da tela - por default): a barra de acesso rápido as aplicativos instaladas no sistema. Você pode acionar e remover estes atalhos arrastando o ícone da aplicativo direto do diretório Aplicativos no Finder e jogá-los na dock, para adicionar, ou arrastar o ícone da dock e soltá-lo na Mesa (área de trabalho) para remover.

Operação

7- O Finder é o aplicativo mais importante do Mac OS X e permanece constantemente em execução. Ele é responsável por exibir a interface do sistema (e seus elementos) e através dele você pode obter acesso aos diretórios do disco onde ficam armazenados seus documentos e aplicativos.
8- Para executar uma aplicação basta um duplo clique no ícone desta que se encontra no diretório Aplicativos, no Finder. Ou ainda um clique único no ícone do aplicativo na dock.
9- Para encerrar um aplicativo bastas clicar no nome dele na barra de menus e selecionar "Encerrar ..." (existem outras maneiras de fazer isso como por exemplo clicar com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo no dock e depois clicar em "Encerrar", dentre outras).
10- Para desligar, reiniciar, colocar em repouso o sistema ou fazer logoff de usuário no Mac OS X basta escolher a opção apropriada através da "Maçã" na barra de menus (lembra? através dela é possível acessar as configurações gerais para todo o sistema).

É claro que um sistema poderoso como o Mac OS X apresenta muitas outras funções, todas elas facilmente acessíveis e apresentadas por uma interface amigável. Mas como esses 10 passos básicos já é perfeitamente possível começar a usar o sistema de maneira produtiva.

Existe ainda a própria documentação do sistema facilemente consultável através do Ajuda > Ajuda Mac no menu do Finder. Inclusive na ajuda existem informações cuidadosamente compiladas e organizadas para facilitar a vida de quem está migrande do Windows para Mac.

Espero que tenha ficado claro que usar o Mac ou mesmo migrar de Windows para Mac não é nenhum bicho de sete cabeças (muito pelo contrário) e que em questão de dias qualquer usuário por menos inexperiente que seja vai se sentir confortável e produtivo com o sistema da Apple. Sou capaz até mesmo de afirmar que os switchers raidamente se sentirão mais produtivos e confortáveis do que jamais foram no ambiente da Microsoft.

Carlos Barretto  disse...

Ótimo!
Vai para a ribalta agora mesmo.
Thanks

Anônimo disse...

Gostaria de entender como um Mac pode ser só decepção?!
O meu é só love, só love...
Mas acredite...
Tenha força de vontade, para alguns tudo é sempre mais difícil.
Você vai conseguir!

Carlos Barretto  disse...

Rssss
A SPW é totalmente, comprovadamente, autolimitada, André. Os sintomas? Bem, vamos começar:
1) Desconforto com a ausência do botão INICIAR. Este é ridículo!
2) Onde fica o CTRL+ALT+DEL? Ahahahah!
3) Estado paranóide em busca de um antivírus para Mac. Esse passa rápido!
4) Onde fica o "Assistente para conexão à internet". É o cúmulo mas é muito frequente.
5) Se eu fechar o computador (sem desligar) ele vai dar pau? Essa é terrível!
6) Para que servem as teclas "Command" e "Option". Esta é compreensível.
7) Que que eu faço com meu celular com Windows Mobile? Nem vou responder.
8) Completem...

Carlos Barretto  disse...

Calma, anônimo(a).
Todo mundo tem o direito a sua primeira vez. E com a SPW em fase aguda, tudo é muito mais difícil. Depois passa.

Anônimo disse...

9) Agora não dá mais tempo de preparar o café e fritar um ovo enquanto o sistema operacional dá boo!?
10) Não é precioso desfragmentar o HD? E agora, que desculpa eu vou dar para não comparecer aos almoços e jantares com toda família reunida?

André Batista disse...

Essa do preparar café e fritar ovo enquanto da boot, foi ótima!.rsrsrs.

Unknown disse...

Sei que o post é antigo e talvez vc nao consgiga responder a minha dúvida.
Muito bem, comprei um MacBook Pro na Apple Store Online - Brasil- e essa caixa que aparece na foto, a branca, veio com dois lacres, um rompido e outro por cima do rompido.
Achei muito estranho e nao sei se isso é o "normal".
Na dúvida, nem abri ainda e estou tentando contato com a loja pra fazer a devoluçao ou esclarecer a dúvida.
Se vc lembrar como veio esse lacre transparente da caixa branca, por favor, me ajude.

Carlos Barretto  disse...

Oi, Kenia.

De fato o post é antigo e eu nem me lembro mais do detalhe do lacre. Mas posso afirmar que é somente um lacre. Não há nenhum outro rompido abaixo.

Abs