domingo, 3 de junho de 2012

"Newton não é concepção de Jobs"

Jobs e John Sculley
O leitor Antonio Fonseca dá sua contribuição ao post "Um inesperado review do Newton MessagePad".

Permita uma retificação: o Newton não é uma concepção do Jobs. 

O projeto foi conduzido por John Sculley, CEO da Apple na época (1993). Jobs deixou a Apple em 1985. 

Uma curiosidade é que o termo "personal digital assistant - PDA" foi cunhado pelo próprio Sculley ao final do desenvolvimento do Newton. 
Sabe-se hoje que quando Jobs regressou em 1997 um dos primeiros produtos a serem cancelados foi justamente o Newton. Acredita-se que a principal motivação está relacionada com o fato do Newton ser um projeto bastante querido para John Sculley (notório desafeto do Jobs o ex-CEO que foi o principal articulador do seu afastamento da Apple em 1985). 

A idéia do Newton também não é totalmente original. Em 1992 a IBM apresentou um produto conceito conhecido com o Simon (http://en.wikipedia.org/wiki/IBM_Simon) que possuía notáveis semelhanças com o que viram a ser os primeiros smartphones. 

O Newton nunca foi um sucesso comercial estrondoso em grande parte por causa do preço elevado e falta de precisão no reconhecimento de escrita. Mas apresentava características de interface bastante interessantes e avançadas para a época. 

O primeiro mega sucesso nessa categoria de produtos aconteceria em 1996 com o lançamento do Palm 1000, então uma divisão da US Robotics. O Palm foi concebido por Jeff Hawkins (http://en.wikipedia.org/wiki/Jeff_Hawkins), fundador da Palm Computing. 

O sucesso do Palm em grande parte deve-se a abordagem inovadora dada por Hawkins para o reconhecimento da escrita através da Graffiti (http://en.wikipedia.org/wiki/Graffiti_(Palm_OS)). O interesse de Hawkins por estudos sobre a congnição permitiu que ele tivesse a sacada de transferir a carga de processamento do processo de reconhecimento de caracteres do aparelho para o cérebro humano (muitíssimo mais poderoso que o hardware do Palm). Para usar o Graffiti bastava o usuário memorizar um conjunto intuitivo de formas especiais de escrever as letras na tela do Palm para atingir um nível de precisão de quase 100% no reconhecimento da escrita. 

Já o conceito original de tablet + telefone na Apple remonta os idos de 1983 (http://osxdaily.com/2012/04/13/original-apple-phone-concept-1983/), período em que Jobs ainda estava na companhia e é anterior a concepção desse tipo de equipamento em qualquer empresa.

3 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Caríssimos, quando li Newton, meu cérebro deu nó, rsrsrs, fui lá prá longe procurar as influências na história.Depois da leitura ficou tudo nos conformes, rsrsrs.No mais: a César o que é de César!

Carlos Barretto  disse...

Marise.
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

ASF disse...

Hahahaha, boa!