sábado, 18 de agosto de 2012

O voo do xexéu


A história que passo a narrar é absolutamente real (!?) e toda e qualquer semelhança com a fantasia terá sido mera coincidência.
Um renomado anestesiologista desta cidade, doravante denominado Xexéu (que por acaso é meu primo, mas não revelarei de que grau para proteger a sua identidade), resolveu treinar boxe.
Cabe a observação de que jamais conheci alguém tão pacífico quanto o Xexéu, e que com a prática do violento esporte ele objetivava apenas a perda de calorias e consequentemente de quilogramas ou mesmo de um punhado de gramas.
Escolheu uma academia localizada no bairro do Umarizal e, metódico como poucos anestesistas o são, fez uma visita prévia ao estabelecimento, guiado pelo próprio proprietário.
Na saída, os dois se depararam com um famoso lutador paraense de vale-tudo, de codinome Sussuarana Parda (ou algo parecido), ao qual Xexéu foi apresentado com uma certa cerimônia.
"Sussuarana, este é o anestesista Dr. Xexéu, que vem treinar conosco a partir da próxima segunda", disse o dono do estabelecimento.
"Muito prazer em conhecê-lo", disse o nosso herói ao receber caloroso e vigoroso aperto de uma mão gigantesca e deveras calejada.
O enorme lutador, encarando Xexéu com olhos de felino não-domesticado, exclamou bem alto: "Dr. Xexéu, eu só quero te dizer que se eu te pegar em cima do ringue eu vou te cobrir de porrada, vou te triturar e vou te fazer gritar de dor!".
O primo, usando de seu peculiar e rápido raciocínio, sustentou o olhar e respondeu sem gaguejar: "Sussuarana Parda, é melhor que tu me derrubes logo, pois se eu pegar a tua veia tu estás frito!".
O lutador gargalhou e disse: "Xexéu, é mais fácil búfalo voar do que pegares a minha veia, né?!.
Os três riram, Xexéu foi embora e aliás nunca mais voltou para iniciar o treino.
Meses depois, numa nublada e enfadonha manhã de trabalho, Xexéu preparava-se para anestesiar um paciente com fratura de membro superior, quando reconheceu o enorme, encolhido e cabisbaixo paciente.
"Oi, Sussú, sou eu, Xexéu, o seu anestesiologista. Você lembra de mim? Acho que sim! Estique o bracinho que eu vou pegar a sua veia, tá, querido?", sussurrou Xexéu para o paciente.
Conta a lenda que, antes de perder a consciência, o lutador de quase 2 metros de altura ainda balbuciou algumas palavras: "búfalo voa, boi também...", teria dito.

Imagem: Cris Eich

8 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Este Xexéu é o máximo, tomara que eu encontre com ele na minha próxima cirurgia, rsrsrsrs.

Scylla Lage Neto disse...

Nunca xi xabe...
rss.

Silvina disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Xexéu é meu herói!

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Cilão, quando eu encontrá-lo, o Dr. Xexéu, provocarei-o com esta história... tomara que ele não reaja... vai que erra minha veia, hein!

Edyr Augusto Proença disse...

Excelente, Scylla!
Abs

Scylla Lage Neto disse...

Roger, pior que acertar a veia pode ser justamente não acertá-la.
Mas o primo sempre acerta!

Scylla Lage Neto disse...

Edyr, obrigado!
Um grande abraço.

Scylla Lage Neto disse...

Silvina, a dupla Xexéu e Edu (lembra do Edu e Dorinha, aqui no blog?) seria imbatível!
Kss.