sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os 70 anos do Tim


1942 foi certamente um annus mirabilis da música popular brasileira. Naquele ano nasceram Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola e Tim Maia. Esse, em especial, faz aniversário hoje.

Transgressor, doidão, intragável e irresponsável: Tim Maia era tudo isso. Mas mais que qualquer adjetivação pejorativa, Tim era talentosíssimo, genial no que melhor sabia fazer. Marcou com um estilo próprio e inigualável o cancioneiro brasileiro, com pérolas como Você, Azul da Cor do Mar e Não Quero Dinheiro. Ainda na adolescência, montou uma banda (um "conjunto", como se dizia na época) com nada menos que Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Jorge Ben - antes de ter o americanizado "Jor" apensado ao seu nome. Flertou com o misticismo abilolado e aproveitador, ganhou muito dinheiro, perdeu mais ainda, mergulhou no álcool e nas drogas. Foi um autêntico bad boy avant la lettre - não daqueles musculosos e porradeiros, mas um gordo maluco e debochado, que ganhava as brigas no grito.

Tim viveu em uma gangorra emocional, de saúde e financeira, consequência própria do desregramento com que pautou sua vida. Deixou, porém, uma obra de importância imensurável para a música brasileira. De herança para o soul, por exemplo, deixou a maravilhosa Gostava Tanto de Você, para mim a jóia da coroa de seu repertório.

Bom final de semana a todos, com a alegria do síndico da MPB.

4 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Bonito o Tim!

Marise Rocha Morbach disse...

Francisco eu assisti em Sampa ao musical sobre o Tim Maia, essa parte dos anos 70 aí do vídeo foi bem descrita no musical. Era esse Tim aí! E dá uma olhada no paletó;rsrs.

neto disse...

Musicos de belem. Compunham a banda qd tom esteve num fe seus varios momentos de gloria

Rz disse...

Tim era mesmo especial. Imagina comprar ingresso, esperar hooooras, saber que ele não iria mais se apresentar e sair cantando com os amigos as suas muitas curticanções na mór alegria? Só ela, chapa!