segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Clarín: agora só falta você

A queda de braço não está fácil. Com o grupo Clarín, em especial. Todos os demais grupos de comunicação da Argentina apresentaram seus planos de adequação à nova Ley de Medios. Menos o Clarín. O prazo para a entrega venceu dia 7 de dezembro. Mas o Clarín apostava na Justiça! A Justiça, no entanto, não lhe foi muito favorável, garantindo que a lei é, sim, constitucional, dando um banho de água fria no grupo, que detém cerca de 240 licenças de TV a cabo, dez emissoras de rádio e quatro de televisão.

“A Ley de Medios, a partir de agora, obriga o governo a taxar os bens do grupo e licitar as licenças excedentes. Essas licitações e outros mecanismos da lei que permitem o acesso a recursos da comunicação por mais e menores grupos, fortalece a imprensa comunitária, a diversidade de meios alternativos e a produção regional, são instrumentos decisivos para democratizar a mídia argentina” - conforme repercute no Brasil.

A trajetória do grupo Clarín nos dá pistas para tanto sofrimento na perda de poder de seus cartolas.

Eu gostaria mesmo que o Brasil encarasse esse desafio e que as organizações representativas dos operários da informação levantassem essa bandeira. Aposto que seria um passo importante para a democracia brasileira.

3 comentários:

Rz disse...

Tomara que por aqui isso ocorra sem que demore séculos! Está difícil!

Marise Rocha Morbach disse...

Curioso o que acontece com a Argentina neste momento; não tenho uma opinião sobre esta Lei, por aí. Aqui no Brasil começaríamos com uma enorme dificuldade que é mapear as concessões e os contratos de gaveta. Lembra do que ocorreu em Santarém? Lembra quem apareceu para pedir sua parte no negócio? Nada mais nada menos que Jader Barbalho!

Erika Morhy disse...

Até onde alcancei entendimento sobre a lei, estou totalmente de acordo. A presidenta foi muito corajosa, porque, sim, como indicas sobre o que aconteceu em Santarém, por aqui, não é diferente. Cutuca vespeiro!

Um mapeamento relativamente antigo foi feito pelo projeto Donos da Mídia: http://donosdamidia.com.br/inicial

É um começo, para o Brasil, que teve o PMDB com dono da pasta da comunicação durante, por exemplo, todo o governo Lula.

A Ley de Medios pode ser lida na integra aqui: http://www.afsca.gob.ar/ley-de-servicios-de-comunicacion-audiovisual-26-522/

E há uma síntese aqui: http://www.argentina.gob.ar/pais/94-ley-de-servicios-de-comunicacion-audiovisual.php

Acho que poderíamos nos apropriar deste modelo também, como mais um parâmetro.

Certamente, o projeto não é nada favorável para governantes que estejam preocupados em manter uma boa imagem, já que certamente sofrerão muitas escoriações, fraturas e danos reparáveis ou não à sua saúde política... Mas, afinal, estão ali para se manter na política ou para fazer bem à sociedade?