quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Tem Morador: Escola de Fotógrafos Populares



Muito me apetece a ideia de uma universidade que se coloca na rua, em que professores e alunos sejam estimulados a produzir conhecimento em uma estreita relação prática com seu próprio mundo e sua comunidade. Não que seja menor um conhecimento produzido no âmbito estritamente teórico. É identificação [minha] mesmo. Acabo acreditando que o conhecimento puramente teórico seja um luxo em nossas circunstâncias. As transformações sociais são tão urgentes que merecem mais zelo por parte “da nata da sociedade”. Uma prova disso é a atual situação de Buenos Aires, estado e município, que vivem a pleno estado de tensão com o destino do lixo produzido pela população e, depois de muito bate-boca entre os gestores públicos, colocou mais uma vez à mesa governador e prefeito para discutirem um plano de adequação às leis que já vencem há anos. Lixo?! Um problema que, em tese, já deveria ter sido solucionado, não? Pois é. Não é só em Belém que ainda vivemos esse velho drama...

Bem, tudo isso é pra dizer que este projeto qualificado pela urbanista Rakel Rolnik me parece bem interessante. O vídeo traz ainda uma linda interpretação de Opinião, que, certamente, garante uma força generosa às imagens.

2 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Salta aos olhos o lixo de Buenos Aires. Mas ele não é o lixo da vala. Aí vocês não estão na vala: a cidade tem um sistema sanitário muitas vezes superior ao nosso. Aqui o lixo é mais duro: é o da contaminação e da miséria. Ah!; Belém! O vídeo é bom; e eu aceito a sua crítica quanto ao distanciamento da realidade das cidades por parte da acadêmia científica. Mas, às vezes, penso que foi a política que se esqueceu do conhecimento;tão afoitos ficaram os grupelhos no afã de roubar! Bjs, Erika.

Erika Morhy disse...

Verdade, Marise. Não é de todo o mesmo lixo. Mesmo com toda água que inunda as ruas da cidade nos torós primaveris, não se está sob a contaminação e a miséria.
E tenho de concordar, mais uma vez: sim, a política e a maioria dos políticos parecem, lamentavelmente, ter esquecido do conhecimento...