Há exatos 54 anos o Volkswagen Sedan começava a ser produzido no Brasil, ganhando imediatamente o apelido de Fusca (corruptela de Fouquisvaguen, a pronúncia de Volkswgen em alemão). E por esse motivo o dia 20 de janeiro foi escolhido como o Dia Nacional do Fusca.
Com toda a certeza este foi o carro mais importante da história da indústria automobilística brasileira, e um dos mais produzidos no mundo em todos os tempos.
Falar do Fusca é redundante e desnecessário, pois afinal de contas, quem nunca teve um, ou namorou num, ou passeou de, ou quis ter um, ou pelo menos viu um Fusca?!...
Kaefer 1938
Fuscas brasileiros
Fusca 2013
PS: este post presta homenagem ao nosso comentarista frequente Pedro do Fusca, dono do Fusca mais bonito de Belém, ao flâneur Roger Normando, proprietário do já lendário Fusca Azul Calcinha, e a todos os aficcionados pelo besouro.
21 comentários:
Obrigada Scylla pela bela homenagem ao meu heroi e ao proprietario do fusca azul calcinha.
Fico imaginando que cor é essa???
No minimo sensual rsrsrs
Um grande abraço
Fusca não é carro... Fusca é filosofia de vida.
Andrea, só me resta pedir ao Roger que faça um post com fotos atualizadas do Azul Calcinha.
Quanto à sensualidade, bem, isso ele explica...
Rss.
Abs.
Roger, a bola está com você.
Abs.
Cilão, o meu "Azul Calcinha" está fora de mim há alguns meses. O Lusinaldo, meu instrumentador, certo dia me pediu emprestado e nunca mais me devolveu. Disse-me ele que o fusca completava sua filosofia de vida. Aí me penitenciei: fiz o sinal da cruz. Mas vejo-o todos os dias e sinto que o Fusca está mais feliz com outro. Não é traição, é filosofia mesmo. Flagrei-o certa vez, sorrindo para mim. Contive as lágrimas. Hoje eu soprei a vela sozinho. Contive as lágriam de novo. A vida segue, meu bróder.
Eu tenho visto o Luzinaldo no PD com ele e acho que o Azul Calcinha está bem feliz nas boas mãos do novo proprietário.
Vida longa à viatura!
E ao dono, é claro!
Scylla, meu fusca não é o mais bonito da Cidade, ele é o mais conservado do ano de 1958 a rodar por estas ruas esburacadas de Belem, ele é o complemento de minha existentencia, ele representa o que o Flanar representa para todos os leitores do Blog. Parabens a todos os malucos por fuscas.
Hoje teve um encontro de Fuscas, fuscas bem conservados, fuscas mal conservados, mas enfim, fuscas que fazem a alegria de seus donos. Com relação a Andrea, filha do Pedro do Fusca é que ela era a companheira que
tambem tinha paixão por estes besouros, inclusive ia a todos os passeios, antes de ser tornar uma "belga".
Pois foi lá que aconteceu esta cena, que alíás, me faz lembrar o saudoso Gemada. Foi neste mesmo lugar que o seu Gemada saiu dessa para uma melhor (ou pior?).
Valeu, Pedro!
Hoje é dia do Fusca do Pedro do Fusca, pai da Andrea Filha do Pedro do Fusca!
E haja Fusca...
Rss.
Roger, quando escuto o nome do finado Gemada fico mufino, de coração gitito...
Permitam-me meter o "bedelho" neste fusca, que, tão ou mais desejado por mim que um jeepão, é de um charme sem fim. Tanto que minha filha, desde menorzinha, não podia ver um e corria a dizer: mãe, olha que fusquinha bunhytyyyynhu! Sei lá, talvez uma parte nolstálgica de mim fala isso. Atualizando essa emoção, posso dizer que tive o enorme prazer em conhecer Inhotim, em Minas Gerais, e esta bela homenagem ao fusca: http://www.inhotim.org.br/arte/obra/view/200
Scylla, que tal uma "campanha"? O Roger não pode ficar sem um Fusca, pois não queremos que ele fique "lagrimando" por ai, por uma possivel perca do azul calcinha!
Erika, o meu Fusca, tambem é assediado por muitas criaças e adultos, inclusive já tem dono quando eu morrer, coisa que espero que demore muito, é uma criança filho de uma amiga minha. Ele é convidado para participar de reportagens, levar noivas para o altar e gente que pede permissão para fazerem fotos. Carregar noivas ele nunca fez porque não topo estas coisas.
Erika, concordo com você que o Fusca é puro charme, e esse talvez seja o motivo do sucesso mundial do besouro.
Abs.
Pedro, acho que o Roger ainda vai recobrar o Azul Calcinha, e em breve.
Eu acho...
Rss.
Abs.
Pedro, o meu fusca foi um olhar retrô que fiz da vida. Como poderia eu passar por essa e não ter tido um fusca? Tive-o. Depois dei-o a quem precisava, assim como você fará o mesmo. Reitero que fusca não é carro é filosofia de vida. É compartilhamento. É altruísmo. É charme. É também etc...
Esta reportagem foi feita ontem por ocasião do passeio em comemoração ao Dia Nacional do Fusca.
http://g1.globo.com/pa/para/jornal-liberal-2edicao/videos/t/edicoes/v/dia-do-fuca-e-celebrado-em-belem/2359258/?fb_action_ids=473116736057216&fb_action_types=og.likes&fb_source=timeline_og&action_object_map=%7B%22473116736057216%22%3A402419359845872%7D&action_type_map=%7B%22473116736057216%22%3A%22og.likes%22%7D&action_ref_map=%5B%5D
Valeu, Pedro!
Vou checar.
Abs.
A matéria bem que poderia usar de BG: fuscão preto / você é feito de açoooo
Erika, gostei da sugestão.
Morte ao Camaro amarelo!
Viva o Fuscão preto!
Rss.
Postar um comentário