quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

La Madre

------------------------------------------------

Deixa eu trazer para o Flanar uma questão que tem me incomodado. Como aqui é um dos territórios da minha escrita; é para cá que trago a discussão. Vejam bem! A audiência do Big Brother se mantém estável à décadas, pelo mundo. Já existem inúmeras derivações sobre o mesmo tema: quase todas tem audiência garantida. Ou seja: milhares de pessoas curtem o Big Brother, aqui e no exterior. Enfim, ele gera Caixa para as emissoras de TV. Ele tem anunciantes:E para dezenas de produtos! O Big Brother da Ibope. Mas, não é este o fulcro da minha questão. O fulcro são os conselhos idiotas dados por madres superioras no Facebook, e que são difundidos na rede. Celebridades do mundo dos esportes, das igrejas; da acadêmia, dos  networks,  - todos eles, são ovacionados nas redes e nas emissoras de TV; e nas revistas; e nos best sellers, e em um monte de outros lugares. Mas é muito chato, pois apenas chama atenção; mas não questiona nada; não quer saber do resto! Fica aquele ralho prá criança. Pensem bem: Ralho prá criança em um século no qual as pessoas se comunicam em redes? Não dá! Como bem disse o Ronaldo Lemos, em um texto que postei aqui  : [...] Bem, o Facebook é a praça do shopping, não da cidade. Isso porque ele é privado, com regras próprias, ele diz o que pode e o que não pode e isso não é decidido de maneira livre e democrática. E tem uma frase que um amigo costuma dizer de que eu gosto muito: o Facebook é o condomínio fechado tomando conta da cidade. Esse é o nosso dilema, estamos trocando a cidade ampla, descentralizada, livre, caótica (que é a internet), que está perdendo espaço e virando um grande condomínio fechado, com as ruas todas arborizadas padronizadas.[...]  Pois bem, fico com a sensação de que esta praça de shopping não sabe o que é intimidade;  mas lá vem as madres superioras querendo produzir, no Face, a mesma moralidade do Lar. É fato que o Facebook  é privado. É fato que o Facebook  é uma rede.  Mas a Madre Superiora é questão familiar; ou dos conventos e escolas. É o que penso; Ok! Mas o que o Big Brother tem a ver com isto? Tudo ! Pois não adiantam conselhos idiotas, querendo negar que a  sociedade que aí está é voyerista, violenta, apaixonada e torpe. A repetição desses mantras me leva à loucura; porque eu  estou conectada no Facebook. Mas a minha banda da terra é outra.....

-----------------------------------------


6 comentários:

Scylla Lage Neto disse...

Controle, Marise, esta é a palavra chave!
O universo, dentro ou fora de um sistema binário, precisa de caos.
As próprias pasteurizadas redes sociais não percebem que precisam de um punhado de anarquia, Marise. E a ausência dela será o catalizador da autofagia das redes.
I hope so!

Edyr Augusto Proença disse...

Ficou um gosto de "quero mais" no seu texto, Marise. Continue.
Bj

Francisco Rocha Junior disse...

Querida Marise, e interessante é notar como cada rede social tem um personagem próprio. Se no Facebook imperam as "madres superiores", no Twitter reinam os "anarquistas graças a Deus". Quem ou o que explica isso?

Marise Rocha Morbach disse...

É vero Scylla, tem o controle, mas vejo um pouco além, vejo como o desejo de impor uma moralidade sexual em um momento de expansão, notadamente das mulheres, e da sexualidade feminina. Quando eu escrevi sobre o amor, você entrou e me provocou para escrever mais, e eu não quis continuar, estava observando no Face um movimento para afirmar a moralidade do casamento. E, claro, não observo isto na minha rede, pois só tenho cento e poucos amigos, e vivo diminuindo, rs. Mas é curioso o desmonte da idéia da moralidade da madre superiora, da qual todos nós temos, inoculado, o vírus. Talvez porque eu tenha vivido muitas dessas representações, e um casamento de 20 anos com questões de fidelidade e de intimidade muito próximas às madres superioras; eu consiga observar com mais tranquilidade os sintomas dessa moralidade se reproduzindo aqui, ali e acolá.

Marise Rocha Morbach disse...

Francisco, não há uma explicação para isto, são derivações.Na rede que você gosta de conviver eu observei isto acontecendo.

Marise Rocha Morbach disse...

Edyr, vou continuar.....