quarta-feira, 15 de maio de 2013

Conhecimento é poder!

-----------------------------





Nesta foto estão, sorridentes, o Deputado Federal Cláudio Puty(PT), e Maurílio  Monteiro; irmão do ex-Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, no governo de Ana Júlia Carepa, Marcílio Monteiro. Eles comemoram a aprovação da Universidade Federal do Sudeste do Pará, a UNIFESSPA. Muitos de nós não tem ideia do que representa uma universidade pública no contexto do desenvolvimento econômico de um estado. Maurílio Monteiro será, provavelmente, o primeiro Reitor da UNIFESSPA. Mas tem mais, Maurílio  Monteiro é do grupo do NAEA - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos-, que está sediado na UFPA. E que, nos anos 1970 e 1980, foi muito importante na discussão e no planejamento sobre a implementação de políticas públicas para a Amazônia. Um braço do NAEA foi para o sul do Pará, para intervir nas questões agrárias - em inovação e crédito -, e na organização de núcleos de estudos sobre questões agrárias. Temos um "novo" centro de poder se estruturando no sul do Pará. Será que Ana Júlia Carepa vai tentar as eleições de 2014?

--------------------------------------------------------------------------------

6 comentários:

Marise Rocha Morbach disse...

Bom, não podemos nos esquecer que na UFOPA- Universidade Federal do Oeste do Pará-, quem está no comando, entre outros, é o PSDB. Lá, a incompetência da ex-prefeita Maria do Carmo, e de seu grupo, foi total. Tanto na negociação, como na implementação da UFOPA. Pagam caro por isso!

Geraldo Roger Normando Jr disse...

Marise, vamos olhar pelos olhos da fé. Tomara que dê pé. Boa sorte à UNIFESSSSSSSSSSSSSSPA, que já nasce quebrando paradigmas: tem o plural no meio do nome, no meio do nome tem o plural.

Marise Rocha Morbach disse...

É vero Roger, no meio tem plural e eu sou partidária das universidades públicas.

Erika Morhy disse...

Essa descentralização, no meu entender, é fundamental. Em especial no nosso caso, no caso do Pará. Assim que me sinto muito animada com a proposta. O movimento não é recente e, ainda que nos dê sinais de articulações político-partidárias, estou na expectativa de que renda bons frutos à população local. A formação de quadros e enraizamento deles na região é fundamental para um olhar mais preciso e, "ojalá", mais justo. Que a sociedade também saiba tirar proveito de quem está de olhos bem abertos às suas potencialidades.

Marise Rocha Morbach disse...

Sim, é fundamental. Um estado com o tamanho do Pará precisa de inúmeras universidades, principalmente como a que será instalada em Marabá.Será como em Sampa: vários núcleos espalhados pelos municípios do sudoeste do Pará. Minha crítica a então prefeita de Santarém, Maria do Carmo, se mantém. Ela foi mesquinha em relação ao processo que levou a implementação da UFOPA naquela região.Partidos são instituições da Democracia e da sociedade, e assim devem ser observados. Não estou estou julgando se é bom ou ruim este novo núcleo de poder que está se formando no sul do Pará. Julgo que é necessário e urgente fragmentar as relações de poder, no Pará. Esta é a minha posição.

Marise Rocha Morbach disse...

Em linguagem da ciência política: precisamos ampliar a competição pelo poder!