domingo, 27 de dezembro de 2020

Os filósofos de Benquerença

Já bem disse Labareda, cidadão benquerencista, que Benquerença é muito além de seu tempo. 

É fato. Não conheço outro interior com a profusão de filósofos como lá. 

Ao tempo do meu aprendizado local havia duas academias muito famosas: Liz e Rex Bar. Nesses templos pontificavam inúmeros filósofos que não vou citar agora por absoluta falta de espaço. 

Falo apenas do meu mestre maior: Pandiscola, Pândis, Picolé ou Lord, como era conhecido nas academias.

Era costume termos acaloradas discussões após a ingestão preparatória de algumas garrafas de caju-açu que faziam as vezes de compêndios filosóficos. 

Pra quem não conhece o famoso caju-açu de Benquerença tem, mais ou menos, a cor do guaraná Jesus, da terra do nosso vizinho. E, Jesus, o maior dos filósofos, opera a mesma glossolalia pentecostal  citada na Bíblia, porque na meiota da garrafa já se fala vários idiomas.

Pândis costumava citar, no Rex Bar, o filósofo de Kronembier, que eu lhe soprava ao pé do ouvido: é Königsberg. Kronembier era marca de cerveja. Aí então o filósofo se empolgava, entornava mais um caju e pedia tira gosto de metafísica pra D. Rosilda. Era como ele chamava o filé-com-cebola que, segundo ele, era um exercício metafísico. E como nunca o agradava, ele desandava a falar em imperativo categórico e dizia que não esculhambava o tira gosto, apenas realizava a crítica da razão prática. Para o caju-açu ele reservava a crítica da razão pura, porque não aceitava mistura.

Lord tinha resposta pra tudo.  Perguntado sobre um pássaro diferente que víramos no rumo de Ajuruteua, ele matou a pau: "É Maçarico-Pombo, espécie não catalogada". Dizer o quê!

Quando soube que Nietzsche chamou seu ídolo de "esse chinês de Königsberg", jurou: "o dia que esse Nilton vier aqui eu acabo com ele". Com o apoio de todos pedimos mais uma garrafa. Era a derradeira. 

Essas aulas sobre o iluminismo acabavam, forçosamente, quando a igreja de São Benedito se iluminava e nós íamos filosofar em outra academia, porque disputar com São Benedito nem os filósofos de Benquerença. 

Corisco.

Nenhum comentário: