quinta-feira, 6 de julho de 2006

Calor e Salas Fantásticas


El Ateneo - Fachada de Cine Teatro esconde...


... uma Megalivraria onde...


...o antigo...


...e o novo se articulam em harmonia.


Teatro Colón


Praça de San Martin

Praça de San Martin - A Torre dos Ingleses...



...e o Monumento aos Mortos nas Malvinas.
Alinhados os opostos.



Estação ferroviária do Retiro. Elegância francesa.

Hoje o calor veio com força total. 21 graus registrados agora à noite. Tiramos as jaquetas e atuamos bem o dia inteiro com apenas 2 camadas.
Fomos primeiro a uma espetacular livraria localizada na Calle Sta. Fe: "El Ateneo". Montada em um extraordinário prédio do antigo Teatro "Grand Splendid". Construído em 1919 por um imigrante destinado a ser um cine-teatro, desativado na década de 70 e reaberto recentemente para abrigar a megalivraria. Gardel apresentava-se lá tendo a casa de espetáculos servido como templo da década de ouro do tango argentino.
Lá adquiri o livro "Facundo" (10 pesos!!) do historiador argentino Domingos Sarmiento, sugerido por um velho amigo, comentarista frequente deste blog que prefere o anonimato. A ele, desde já, dedico este "post" pois tenho certeza que o dia de hoje seria o programa que ele mais gostaria de fazer.
Levei também, por apenas 30 pesos um livro ilustrado sobre a arte do "fileteado" argentino, já comentado em "post" anterior. Em outras palavras, o prazer nesta singela visita a "El Ateneo" foi enorme pois além de admirar sua fantástica e preservada arquitetura, fizemos talvez o melhor investimento de toda viagem.
Em seguida, bem pertinho dali, outro "baile". Uma visita guiada ao Teatro Colón onde além da maravilhosa arquitetura, pudemos observar uma fantástica linha de produção de cultura de elite já vista. Visitamos tudo. Das oficinas de cenografia, costura, sala da filarmônica de BUE, corpo de baile (em plena atividade) e sua grande e estonteante platéia. Difícil descrever mas pensem em um Teatro da Paz em maior escala, adicionado de um subterrâneo cheio de salas enormes e muito ativo.
Após o almoço, visitamos o bairro de Retiro onde ficam os grandes hotéis do tipo Sheraton e Marriot. Além disto, lá estão 2 monumentos que apesar de aparentemente (e propositadamente) antagônicos, representam momentos históricos diferentes da Argentina. Lá estão, em plena Praça San Martin, frente a frente a Torre dos Ingleses e o Monumento aos Mortos da Guerra das Malvinas. O primeiro, uma torre com um relógio doado pelos ingleses imigrantes. O segundo, um grande painel de mármore com os nomes dos mortos nas Malvinas, 2 soldados da Armada Argentina vestidos em trajes de gala irretocavelmente perfilados, montando guarda ironicamente bem ao estilo dos guardas do Palácio de Buckingham.
A praça de San Martin, uma das mais bonitas de BUE é muito arborizada, com luminárias estilo "Central Park" e com um desnível gramado de 30 graus em direção à Torre dos Ingleses. O clima estava muito agradável para passear pela praça, o que fizemos com muita alegria.
Em frente, a principal "gare" ferroviária dos portenhos, construída bem ao estilo das principais "gares" francesas. Grande, movimentada e com todos os elementos destes lugares com grande concentração de populares.
BUE não poderia ter se apresentado mais linda para nós como neste belo dia de sol e temperatura amena, quase outonal, em pleno inverno austral.

3 comentários:

Anônimo disse...

Você tem toda razão. Seria o meu melhor programa na cidade. Grato pela dedicatória. Aproveitem o passeio.

Carlos Barretto  disse...

Na próxima, gostaríamos de fazer esta ou outras viagens com vcs. Por enquanto, vamos combinar uma "vinhada" daquelas.
Abs

Anônimo disse...

O problema é a oportunidade de chegar até aí - cada vez menos, mas, nas eleições, com certeza!
A propósito a livraria é espetacular!
De queixo caído, abs.