quinta-feira, 26 de outubro de 2006

A Dinastia

Muitos se perguntam por que Simão Jatene, governador tucano em primeiro mandato, declinou do direito de concorrer a re-eleição. Falam de um acordo com o ex-governador Almir Gabriel, mas esta questão não responde satisfatoriamente os objetivos estratégicos do PSDB no Pará. Uma hipótese satisfatória é a da otimização do tempo num cenário de escassez de líderes com genealogia política confiável para os tucanos. Na possibilidade de Almir Gabriel se eleger pela terceira vez governador do Estado, o PSDB abre campo para Simão Jatene voltar em 2011 e, aí sim, disputando a chance de engatar dois governos por eleição e re-eleição. Nesse raciocínio, os tucanos teriam um projeto para governar o Pará por ao menos 24 anos seguidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem tudo quer, nada tem!
O que não perceberam é que o tempo de mandato, hoje em dia, é de 8 anos, com uma aferição no meio.
Dificilmente, aquele que está no poder, perderá sua reeleição, a não ser que tenha tido um desempenho sofrível, que não foi o do Jatene; ou que seja um goiabão, que foi o caso do Jatene ao se submeter ao Almir.
Não consideraram o fato do Almir ter ficado fora, cuidando de orquídeas, 4 anos, enquanto a Ana Júlia esteve totalmente por dentro, de 2 em 2 anos se expondo e concorrendo, de forma sempre vitoriosa.
A c a b o u...deu no que deu:+13%